Topo

Abas para todo o lado: Windows está prestes a funcionar como um navegador

Microsoft testa o "Sets", recurso do Windows que passará a organizar as diversas aplicações abertas em uma janela como se fossem abas de navegador - Reprodução
Microsoft testa o "Sets", recurso do Windows que passará a organizar as diversas aplicações abertas em uma janela como se fossem abas de navegador Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

29/11/2017 09h24

O Windows está presente na maioria dos desktops das pessoas, e os usuários do sistema operacional da Microsoft estão prestes a ganharem uma nova forma de navegação por programas, que lembra bastante a usada em navegadores.

Trata-se do que a empresa chama provisoriamente de “Sets”. Na prática, o sistema passará a organizar as diversas aplicações abertas em uma janela como se fossem abas de navegador. Isso permitirá, por exemplo, que o usuário tenha janelas temáticas. Uma com e-mail e navegador aberto, enquanto a outra tem o Microsoft Word e o PowerPoint sendo executados.

VEJA TAMBÉM:

Em e-mail enviado a membros do Windows Insiders, programa em que a Microsoft libera atualizações de software para um grupo limitado de pessoas, Terry Myerson, vice-presidente de software da Microsoft, explicou um pouco da razão que levou a companhia a este tipo de teste.

“O conceito por trás dessa experiência é assegurar que tudo relacionado com sua tarefa - como páginas web relevantes, pesquisa de documentos, arquivos e aplicações - esteja conectado e disponível em um clique.”

Além deste teste, a companhia informa que se o usuário tiver uma conta no Office 365, sistema de assinatura do pacote Office, o sistema sincronizará os apps e janelas abertos. Assim, ao abrir um app, o Windows perguntará se você quer continuar a trabalhar com os programas abertos anteriormente.

De acordo com o "The Next Web", o teste, por ora, funciona apenas em aplicativos próprios do Windows. Porém, com o tempo, a tendência é que todos os apps disponíveis possam funcionar neste esquema de organização por abas.