Topo

Facebook testa envio de selfie para provar que você é você mesmo

iStock Photo
Imagem: iStock Photo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/11/2017 11h09

Tentar acessar o Facebook em um novo computador ou em um outro país costuma ser um pouco mais complicado que só colocar login e senha. Isso porque a rede aplica mecanismos de segurança "extras", como identificar amigos em fotos, para evitar atividades suspeitas. Vai que o seu perfil tenha sido roubado?

Agora, um novo teste, observado pela site da revista norte-americana "Wired", exige que o usuário poste uma foto de si para provar que não é um robô. Sim! Isso mesmo.

VEJA TAMBÉM

Telas do novo recurso, que foram confirmadas pela própria rede social, trazem a seguinte mensagem: "Por favor, faça o upload de uma foto de si que claramente mostre seu rosto. Nós a verificaremos e então a apagaremos permanentemente de nossos servidores".

A ideia desta nova funcionalidade é, segundo o Facebook em comunicado à revista, "nos ajudar a detectar atividades suspeitas em distintos pontos de interação no site, como criar uma nova conta, enviar pedidos de amizade, configurar informações de pagamento de publicidade e criar ou editar campanhas de propaganda."

O processo é todo automatizado. Ao receber a foto, a rede verificará baseada em outras imagens da pessoa na rede social se o arquivo enviado é único.

Um ponto curioso dos testes deste novo recurso é que você pode ficar um tempo esperando a rede fazer esta verificação. A "Wired" relatou um caso da funcionalidade, descrita e posteriormente apagada do Twitter, em que uma pessoa basicamente recebeu uma mensagem dizendo: "Você não pode efetuar login agora. Vamos entrar em contato com você após verificarmos sua foto. Você agora será desconectado do Facebook por uma precaução de segurança."

Esta é a segunda iniciativa recente do Facebook envolvendo o envio de fotos. Recentemente, a rede social implantou na Austrália um sistema de envio de nudes para evitar que as imagens sejam usados em revenge porn (pornô de vingança).