Topo

Messenger para crianças, do Facebook, promete total controle para os pais

Do UOL, em São Paulo

04/12/2017 12h21

Em meio à polêmica envolvendo vídeos destinados a crianças no YouTube, nesta segunda-feira (4) estreou apenas nos EUA o Messenger Kids, a nova investida do Facebook para atingir esse público, ao mesmo tempo que promete um ambiente seguro e totalmente controlado para os pais.

Por enquanto restrito aos usuários norte-americanos de sistema iOS - no iPad, iPod touch e iPhone - o Messenger Kids deve chegar à Amazon App Store e à Google Play nos próximos meses.

VEJA TAMBÉM:

O Kids pode ser controlado a partir de uma conta do Facebook dos pais. Após o download, o pai ou mãe autentica o aparelho do filho usando o próprio nome dele/dela de usuário e senha do Facebook. Isso não criará uma conta do Facebook para o filho ou dará acesso a ele à conta do adulto.

A configuração é concluída ao criar uma conta de Messenger para o filho, fornecendo apenas o nome da criança. É possível ainda adicionar pessoas à lista de contatos aprovada, no painel de controles parentais do Messenger Kids no aplicativo do Facebook do responsável. O acesso a essa área ocorre clicando em "Mais" no canto inferior direito do app Facebook e depois em "Messenger Kids" na seção "Explorar".

As crianças podem enviar mensagens de texto, fotos, vídeos ou iniciar um bate-papo em vídeo individual ou em grupo com os contatos aprovados pelos pais. A tela inicial mostra quem são os contatos aprovados pelos pais para conversar, e quando esses contatos estão online.

O interessante é que os pais receberão todas as mensagens através do seu aplicativo Messenger regular, para se certificar que a conversa rolará por temas seguros ou sem segredos.

O Facebook diz ter realizado uma pesquisa com milhares de pais, além de uma dúzia de consultores especializados nas áreas de desenvolvimento infantil, segurança online e mídia e tecnologia infantil de organizações de cuidados à criança nos EUA, como National PTA e Blue Star Families. Além disso, o app passou por um teste com muitas famílias do Messenger e do Facebook nos últimos meses.

Ah, também não há anúncios no Messenger Kids e a informação do seu filho não é usada para anúncios, diz o Facebook. Aproveitamos para lembrar que o UOL Crianças tem bastante entretenimento seguro destinado a crianças e jovens.

Teste mostra nível de resistência do iPhone 8 e do Galaxy Note 8

UOL Notícias