Topo

Agora inteligência artificial já consegue aprender a jogar xadrez sozinha

Inteligência artificial do Google consegue grande avanço - Getty Images/iStockphoto
Inteligência artificial do Google consegue grande avanço Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colaboração para o UOL

17/12/2017 04h00

Aprender as regras básicas de um jogo de tabuleiro, como o xadrez, é consideravelmente rápido. Daí até dominar o esporte, é outra coisa: leva tempo até entender as jogadas e macetes. Mas não para a Alpha Go Zero, inteligência artificial do Google que conseguiu entender o xadrez em 24 horas, a ponto de derrotar a versão anterior do software - que já havia batido campeões mundiais. As informações são do MIT Technology  Review.

Para quem não conhece, o Alpha Go é um programa de computador da Deep Mind, empresa de inteligência artificial comprada pelo Google, que foi treinado para aprender a jogar um jogo de tabuleiro chamado Go.

Veja também: 
O “zero” foi usado no nome para indicar que não houve intervenção humana durante o aprendizado. Não foi necessário, por exemplo, mostrar exemplos de jogadas ou outras referências, mas apenas as regras do jogo. Assim, a própria inteligência artificial passou a treinar e a aprender sozinha as melhores formas de ganhar.
 
Se você se preocupa com algum tipo de dominação do mundo pelas inteligências artificiais — aliás, o Alpha Go Zero aprendeu sozinho um jogo —, saiba que não há motivo para medo (pelo menos por enquanto). Isso porque ela ainda não tem independência de propósito, ou seja, não consegue pensar de forma autônoma em “dominar o mundo e acabar com a raça humana”, por exemplo. 
 
O que impressionou no feito da Deep Mind foi ensinar jogos simples de forma autônoma a uma inteligência artificial e generalizar o processo de aprendizado. Dessa maneira, o programa poderá aprender outros games
 
As inteligências artificiais ainda têm muito para evoluir. Em casos de games complexos, como o "Starcraft", elas não conseguem superar humanos. Um problema a ser resolvido para as IAs é que elas precisam desenvolver capacidades geralmente comuns aos humanos, como a de planejamento e memória.