Topo

Agora você pode descobrir se tem uma foto sua "perdida" pelo Facebook

Facebook terá novidades envolvendo reconhecimento facial - Dado Ruvic/Reuters
Facebook terá novidades envolvendo reconhecimento facial Imagem: Dado Ruvic/Reuters

Do UOL, em São Paulo

19/12/2017 14h29

Reconhecimento facial é a nova moda. O recurso, que é o destaque do badalado celular iPhone X, terá seu uso ampliado ainda mais no Facebook. Ao ponto de você poder descobrir se tem alguma foto sua espalhada pela rede social sem que você tenha postado ou sido marcado nela.

É bom frisar que o reconhecimento facial já existe há muito tempo no site de Mark Zuckerberg. Quando você posta uma foto com amigos e a página passa a sugerir marcações de colegas, é o reconhecimento de face trabalhando. Existe até um parâmetro em código específico para seu rosto, que você pode encontrar fazendo download de todos os seus dados no Facebook.

Veja também: 

A novidade está em novos usos do reconhecimento facial no site. Um deles é de que a partir de agora você será notificado se uma pessoa postar uma foto com você, mesmo que você não seja marcado nela. Isso ocorrerá se você fizer parte da audiência do post (configurações de privacidade da publicação) – e aí você poderá se marcar, desmarcar ou contatar o autor do post.

Mais interessante que isso é um recurso de foto de perfil. Em um futuro breve, o Facebook passará a avisar você se uma foto sua for utilizada como foto de perfil de outra pessoa na rede social. A solução é útil para casos em que alguém tenta se passar por outra pessoa na rede social.

Outra novidade envolvendo reconhecimento facial no Facebook envolve uma ferramenta voltada para o deficiente visual. A solução é ajudar eles a saberem quem está nas fotos que aparecem no seu feed com uma leitura de tela.

Todas essas configurações dependem da permissão do usuário. Em breve, o Facebook colocará nas configurações de cada perfil um botão de “ativado/desativado” para controlar se a rede social pode te reconhecer nas fotos.

As novidades serão lançadas globalmente, com exceção do Canadá e da União Europeia. O Facebook não usa o recurso de reconhecimento facial nessas duas áreas – provavelmente por problemas legais.