Topo

Apple admite deixar iPhone mais lento conforme bateria vai se deteriorando

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/12/2017 10h30

Após ligar um iPhone pela primeira vez, tudo funciona bem. Com o passar dos anos, a situação vai piorando: o telefone já não é mais tão rápido e a autonomia do dispositivo já não é mais a mesma. A Apple recentemente explicou o que acontece com aparelhos antigos, e a empresa confirmou que modelos mais velhos ficam mais lentos para evitar que sejam desligados automaticamente.

Em um comunicado enviado à imprensa norte-americana, a Apple explica que o objetivo da empresa é entregar a melhor experiência para os consumidores, o que inclui o desempenho e o prolongamento da vida útil dos dispositivos da marca. Na prática, isso significa reduzir a velocidade (por meio de atualização de software) em aparelhos antigos, que estejam com a bateria gasta.

VEJA TAMBÉM

"Baterias de íon-lítio se tornam menos capazes de fornecer as demandas de corrente pico em ambientes frios, quando estão pouco carregadas ou conforme vão envelhecendo, o que pode resultar em desligamentos inesperados do dispositivo para proteger os componentes eletrônicos", afirmou a companhia.

Na prática, quando o processador do iPhone é exigido e precisa de energia, a bateria danificada pode entregar corrente elétrica em "picos" que podem potencialmente danificar os componentes do telefone. Como consequência, os iPhones podem ser desligados automaticamente para proteger o processador de ser queimado ou estragado por receber a carga errada.

A empresa diz que lançou uma funcionalidade para iPhone 6, iPhone 6s e iPhone SE para reduzir picos instantâneos de energia apenas quando precisa prevenir que o dispositivo seja desligado de forma inesperada. Este mesmo recurso foi liberado recentemente para o iPhone 7 e a Apple diz que deve usá-lo em outros produtos.

Suspeitas antigas

Usuários do fórum online Reddit e dados fornecidos do Geekbench (app que analisa o desempenho de smartphones) já suspeitavam de que a Apple tornava alguns aparelhos antigos mais lentos.

John Poole, da Primate Labs (empresa que desenvolve o aplicativo Geekbench), compartilhou gráficos mostrando a evolução da pontuação de processadores de iPhones 6s e iPhone 7, com diferentes sistemas operacionais.

Em iPhones 6s, com a versão 10.2 do iOS, a maioria dos aparelhos avaliados pelo software tiveram pontuação de um só núcleo do processador de 2.500 pontos (quanto maior o número, melhor o desempenho). Já na versão 11.2 do iOS, houve um número considerável de aparelhos analisados com pontuação entre 1.500 pontos e 2.000 pontos. Portanto, aqui houve queda no desempenho do processador.

Aconteceu o mesmo com o iPhone 7, porém com uma diferença menor de pontuação — até pelo fato de o aparelho ter sido lançado no ano passado. Com o iOS 11.1.2, a maioria dos celulares apresentavam pontuação de processador single-core na casa dos 3.500 pontos. Já na versão 11.2, foi possível constatar picos de casos de iPhones 7 com "nota" pouco abaixo de 3.000 pontos.

No Reddit, um usuário identificado como TeckFire trocou a bateria do seu iPhone 6s, e o telefone ficou mais rápido, além de apresentar melhor resultado em softwares de análise de desempenho.

Diante disso, antes de trocar seu iPhone, talvez valha tentar substituir a bateria por uma nova, pois existe uma boa chance que ele apresente uma boa melhoria de desempenho.