Topo

"Steve Jobs" vira grife na Itália após derrota da Apple na Justiça

Grife de moda masculina italiana leva o nome de Steve Jobs e tem uma letra jota com uma mordida como logo - Reprodução
Grife de moda masculina italiana leva o nome de Steve Jobs e tem uma letra jota com uma mordida como logo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

28/12/2017 15h49

Após anos de disputas judiciais, os irmãos italianos Vincenzo e Giacomo Barbato venceram a Apple e conquistaram o direito de chamar sua grife de "Steve Jobs", revelou o jornal La Repubblica Napoli.

A disputa entre os estilistas e a Apple começou em 2012, quando os irmãos descobriram que a fabricante do iPhone nunca registrou o nome de Steve Jobs. Na época, os dois estavam para lançar sua própria marca de roupas e acessórios - até então, os Barbato produziam peças para outras marcas.

Vincenzo e Giacomo acreditavam que "Steve Jobs" seria um nome perfeito para a nova marca, mas a Apple não concordou e processou os italianos.

VEJA TAMBÉM:

O processo da Apple apontava que a logo criada pela grife italiana, uma letra "J" estilizada com uma mordida no topo, seria um plágio da famosa maçã símbolo da empresa fundada por Jobs.

Jeans Steve Jobs - Reprodução - Reprodução
A grife Steve Jobs produz roupas e acessórios, mas seus fundadores pensam em lançar aparelhos eletrônicos. Será que veremos um celular Steve Jobs competindo com o iPhone?
Imagem: Reprodução

Porém, o juiz determinou que a letra não é comestível e, portanto, não pode ser comparada com a icônica maçã mordida da Apple. Assim, a corte decidiu que os irmãos Barbato poderiam manter sua marca.

A grife "Steve Jobs" produz bolsas, camisetas, calças jeans e outros acessórios de moda. Os irmãos pensam em lançar aparelhos eletrônicos com a marca no futuro, mas não tem planos específicos no momento.