Topo

Internet 5G, que traz velocidade incomparável, chega aos EUA ainda este ano

Tecnologia tem ao menos 8 vezes a velocidade do 4G - iStock
Tecnologia tem ao menos 8 vezes a velocidade do 4G Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

04/01/2018 10h23

Prometendo revolucionar o mundo dos celulares ao trazer um sistema com velocidade comparável à da banda larga, a internet 5G deverá ser lançada oficialmente ainda em 2018 - pelo menos nos EUA

De acordo com a gigante de telecomunicações AT&T, há planos de disponibilizar a tecnologia 5G em 12 cidades americanas durante o segundo semestre do ano.

5G vai mudar nosso jeito de viver, trabalhar, e nos entreter

Melissa Arnoldi, presidente da AT&T  Technology  and  Operations

"Com velocidade maior e latência ultra-baixa, 5G trará e melhorará experiências como realidade virtual, carros sem motorista, vídeo 4K imersivos e mais", diz ela.

Veja também:

É importante notar que AT&T não é a única empresa que quer disponibilizar seu serviço 5G ainda em 2018: sua competidora, a Verizon, também pretende implementar planos envolvendo a internet móvel neste ano, embora ainda não tenha uma estimativa clara.

Acredita-se que as conexões 5G terão velocidades que variam de 1 a 20 Gbps (Gigabits por segundo). Dividida entre vários usuários, estima-se que ela chegaria (no mínimo) a 100 Mbps por pessoa. Como comparação, no Brasil a velocidade média do 4G é de 12 Mbps, 8 vezes menor.

Por enquanto, porém, não há uma data clara de quando o 5G será lançado no Brasil, embora a previsão é de que a tecnologia seja implementada no país por volta de 2020.