Topo

Sapato com laser ajuda pessoa com Parkinson a caminhar sem travar

Laser no sapato pode ajudar pessoas com mal de Parkinson a caminhar melhor - Divulgação/Universidade de Twente
Laser no sapato pode ajudar pessoas com mal de Parkinson a caminhar melhor Imagem: Divulgação/Universidade de Twente

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/01/2018 04h00

O mal de Parkinson causa algumas complicações nos músculos dos enfermos. Uma delas é conhecida como congelamento da marcha - quando ocorre, a pessoa enquanto caminha simplesmente para e não consegue seguir em frente, podendo causar a perda de equilíbrio. Após estudar o problema, uma cientista achou uma provável solução tecnológica: um sapato equipado com lasers.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Twente (Holanda) realizou testes com algumas pessoas que sofrem de Parkinson e reparou que durante o "congelamento", uma pessoa pode sair do estágio se conseguir se concentrar em algo que esteja próximo ao pé para servir de guia e, assim, continuar o trajeto. Nem sempre existe essa referência, então ela considerou instalar lasers em calçados.

VEJA TAMBÉM:

 

No caso, os lasers projetam uma linha de cerca de 46 centímetros à frente da pessoa com Parkinson. A luz só é acionada quando o calçado estiver parado.

De acordo com o levantamento, publicado recentemente no periódico científico da Academia Americana de Neurologia, o uso do laser reduziu consideravelmente a “paralisia” durante a caminhada. Foram usados 21 pacientes para testes, a ocorrência do congelamento reduziu pela metade e o tempo de parada também foi reduzido pela metade.

O estudo ainda precisa de mais testes. A pesquisa revela, por exemplo, que o laser ajudou a guiar boa parte dos enfermos, porém não houve mudança no quadro clínico - apenas a facilidade na locomoção. Além disso, os idealizadores estão bolando uma forma de que o laser só seja acionado quando ocorrer o "congelamento da marcha".

Esta não é a primeira solução tecnológica feita para resolver sintomas do mal de Parkinson. Outro problema que acomete os enfermos impacta diretamente a alimentação. Por causa dos tremores nas mãos, algumas empresas desenvolveram talheres que ajudam a estabilizar o transporte do alimento até a boca.