Topo

Atualização de Windows contra falha de chips causa novos problemas para AMD

Erro de documentação faz com que PCs com processador AMD não consigam inicializar - Divulgação
Erro de documentação faz com que PCs com processador AMD não consigam inicializar Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/01/2018 12h01

Como forma de prevenir usuários contra o Spectre e Meltdown, duas falhas de segurança graves encontradas em praticamente todos os processadores de computador fabricados na última década, a Microsoft lançou uma atualização para o Windows que corrige este erro no sistema.

Infelizmente, vários usuários de PCs com processadores da marca AMD relataram que, ao instalar a atualização, as máquinas tornam-se incapazes de fazer o "boot" - o que impede o computador de inicializar o sistema operacional.

"[...]não há boot do sistema, só mostra o logo do Windows sem animação e nada mais", diz uma reclamação na página de suporte da Microsoft. "Após vários boots fracassados ele reinicia e mostra o erro 0x800f0845".

Veja também:

A Microsoft, em resposta, removeu a atualização, e de acordo com a empresa o problema deve-se a um erro de documentação por parte da AMD.

"A Microsoft tem relatórios de consumidores com dispositivos AMD não conseguindo chegar ao estágio do boot após instalar a atualização de segurança recente do Windows", disse um representante da empresa ao site The Verge. "Após investigações, a Microsoft determinou que alguns chipsets da AMD não conformam com a documentação provida anteriormente para a empresa com objetivo de desenvolver correções ao sistema operacional Windows para se prevenir contra as vulnerabilidades conhecidas como Spectre e Meltdown."

ATUALIZAÇÃO [10/01/2018 10:35]: Em nota, a AMD disse estar ciente do problema e que ele afeta processadores mais antigos. A empresa e a Microsoft estão trabalhando em uma atualização e esperam que ela comece a ser distribuída para os chips impactados em breve.