Topo

Solte a voz: é bom você se acostumar a falar com seus eletrodomésticos

CES 2018: comandos de voz estavam por todos os lados - Arte/UOL
CES 2018: comandos de voz estavam por todos os lados Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

14/01/2018 04h00

Esqueça o toque, a próxima evolução para os eletrônicos da sua casa é o comando de voz. Televisões que pedem pizza, geladeiras que sugerem receitas e te avisam sobre compromissos e, por que não?, carros que aparecem só de você chamar. Foi o que vimos na última CES, a maior feira de eletrônicos do mundo, que aconteceu nesta semana nos Estados Unidos.

As fabricantes estão lançando produtos inteligentes aos montes neste início de ano. E, como as assistentes virtuais, estão cada vez mais evoluídas e acessíveis, a sua cozinha em breve será tomada por esses aparelhos

"Geladeira, ache receitas fáceis com frango"

Geladeiras inteligentes, que funcionam com comando de voz, estão se consolidando. Com elas, é possível ver numa tela uma série de informações, como receitas práticas com determinado alimento, saber quais produtos estão prestes a vencer ou quais estão faltando. Alguns modelos permitem até uma integração com sites como a Amazon, onde é possível programar a compra da lista de produtos que acabaram. 

"Forno, vou assar um frango. Por favor, pré-aqueça"

Sim, o forno também é inteligente e atende às suas ordens. Antes mesmo de decidir o que vai fazer, você pode pedir que ele ligue e pré-aqueça. Decidiu o que vai assar? Peça para seu forno aumentar ou diminuir a temperatura.

Uma coisa legal do forno inteligente é que ele pode ser integrado a outros eletroeletrônicos da casa, como a máquina de lavar louça, que consegue regular o ciclo de lavagem necessária para limpar uma assadeira com mais ou menos gordura, de acordo com a receita escolhida.

Até uma máquina de lavar já consegue ser ligada, desligada e regulada por meio de comando de voz. 

Kohler Verdera Voice Lighted Mirror - espelho CES 2018 - Reprodução - Reprodução
Espelho regula luz quando você pede
Imagem: Reprodução

"Espelho, espelho meu"

No banheiro, peça para o seu espelho regular a luz ambiente e deixá-la mais forte ou fraca.

Que tal uma musiquinha? Também dá.

Sua torneira também funcionará quando você pedir. Além de abrir e fechar, você pode definir a quantidade do fluxo de água e sua temperatura. 

E o meu chuveiro? Você pode estar se perguntando. Bom, você vai conseguir deixar a água mais quentinha para os dias de inverno e mais fria para os meses de verão.

Até dar descarga já é possível usando o comando de voz. Além disso, você também já consegue controlar a temperatura do assento com um simples pedido.

"Ar-condicionado, ligar"

Está com frio? Com calor? Sentindo o ar pesado? Peça e seu purificador de ar, climatizador e ar-condicionado consegue atender aos seus desejos.

CES 2018 apresentou novidades na inteligência das televisões - Jack Dempsey/AP Images for LG Electronics - Jack Dempsey/AP Images for LG Electronics
CES 2018 apresentou novidades na inteligência das televisões
Imagem: Jack Dempsey/AP Images for LG Electronics

"Querida TV, ache pizzarias abertas"

Já imaginou olhar para a televisão da sua casa e pedir para ela mudar de canal, ligar, desligar, mostrar a previsão do tempo, pedir os resultados de um jogo ou ainda pesquisar pelos seus restaurantes favoritos? Que tal uma pizza? Isso já é realidade. 

Empresas como LG, Samsung, Hisense, Sony e Philips devem começar a vender suas TVs compatíveis com os comandos de voz ainda neste ano. 

Samsung projeta futuro diferente na relação humana com carros - Mandel Ngan/AFP - Mandel Ngan/AFP
Samsung projeta carro que vem até você
Imagem: Mandel Ngan/AFP

"Carro, venha até aqui"

Um veículo conceito desenvolvido pela Samsung promete elevar a outros patamares nossa relação com os carros. E tudo, claro, com a ajuda de comando de voz.

Esse carro do futuro ainda está um pouco longe da realidade, mas a empresa apresentou um vídeo que mostra o veículo sendo chamado por meio do seu relógio inteligente até pela sua geladeira.

Basta, pedir "Bixby, venha me buscar" e o carro autônomo vai até você.