Topo

Está lento? App mostra se seu iPhone foi afetado por polêmica com bateria

Reprodução/AppAdvice
Imagem: Reprodução/AppAdvice

Do UOL, em São Paulo

16/01/2018 10h08

A Apple confirmou em dezembro de 2017 que usa um recurso de sistema para desacelerar o desempenho dos processadores dos iPhones mais antigos conforme a bateria perde qualidade de carga. Mas como saber se seu iPhone foi afetado por isso?

Um desenvolvedor brasileiro fez um app que pode ajudar. Chama-se Lirum Device Info Lite; há versões paga e gratuita do aplicativo, mas esta última já serve para saber se está tudo bem com o processador do seu celular.

VEJA TAMBÉM:

O app apresenta informações técnicas em tempo real e a situação atual de algumas peças-chave do hardware, como bateria, memória RAM, armazenamento e processador (ou CPU). É este último que usaremos. Siga as imagens e dicas abaixo.

16.jan.2018 - App mostra se seu iPhone usado está mais lento - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Após instalar o app, entre nele e clique no ícone de menu (topo esquerdo), depois na opção "'This Device".

16.jan.2018 - App mostra se seu iPhone usado está mais lento (2) - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Selecione o item 'CPU', role a tela até a informação "CPU Actual Clock" e compare o número do clock com o item "CPU Maximum Clock". Se ambos tiverem o mesmo número, está tudo bem e seu processador não perdeu desempenho.

Mas se o "CPU Actual Clock" estiver com um número menor que o "Maximum", a CPU perdeu desempenho de alguma forma. E uma possível causa seria o tal recurso do iOS que "freia" o desempenho dele para, segundo a Apple, evitar desligamentos repentinos no celular.

O que fazer neste caso? Procure o atendimento ao cliente da Apple ou uma assistência técnica oficial da empresa. Eles dirão se você terá que trocar a bateria por uma nova, com um grande desconto, para assim o processador voltar ao seu desempenho original.

Veja como as pessoas reagem ao usar o iPhone X pela 1ª vez

UOL Notícias