Topo

Segundo erro: Agência de Emergência do Havaí deixa senha exposta em post-it

Alerta de míssil falso enviado por engano pelas autoridades a moradores do Hawaí - Marco Garcia/AP Photo
Alerta de míssil falso enviado por engano pelas autoridades a moradores do Hawaí Imagem: Marco Garcia/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

17/01/2018 11h07

A população do Havaí levou um susto daqueles no último sábado (13) quando recebeu no celular uma mensagem de alerta, que mandava todo mundo procurar abrigo por causa de uma ameaça de míssil balístico. O alerta foi rapidamente desmentido e, segundo o governo do arquipélago, “alguém apertou o botão errado”.

O sistema da Agência de Gerenciamento de Emergência do Havaí ressaltou que não foi hackeado, pedidos de desculpas públicos foram feitos, mas a internet não perdoou. Não bastasse toda a confusão e demonstração de amadorismo, uma foto da Associated Press levantou mais dúvidas sobre o cuidado com a segurança que a agência tem.

VEJA TAMBÉM

Tirada em julho, a imagem mostra um erro primário, que pode gerar danos enormes. Nela, um oficial de operações da agência aparece em frente a várias telas de computador com alguns post-it.

Alguém acabou aproximando a imagem e descobriu o que estava escrito em um dos lembretes: uma senha.

Agência de Emergência do Havaí deixa senha exposta em post-it - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Um porta-voz da agência afirmou que a senha era verdadeira e que era usada para uma aplicação interna, nada tinha a ver com o sistema responsável por enviar o alerta de emergência.

De qualquer forma, a senha descoberta nos faz questionar a segurança do sistema da agência responsável por passar segurança para a população local.

Aproveitamos para relembrar alguns cuidados básicos de segurança digital:

- Cuidado ao anotar suas senhas de e-mail, banco, cartões, desbloqueio de celular etc. Se você decidir usar um papel, guarde-o muito bem e evite levá-lo na carteira junto com seus cartões, por exemplo. Evite deixá-las expostas;

- Nunca envie suas senhas pela internet. Se precisar compartilhar alguma, fale pessoalmente. Hacker podem invadir seu computador ou celular;

- Nunca use informações pessoais (como datas de aniversários) para construir a sua senha. Elas são facilmente descobertas;

- Evite ter uma mesma senha para tudo. Procure usar senhas diferentes para diferentes serviços;

- Mantenha atualizados o antivírus e o sistema operacional de seus dispositivos;

- Se preferir, use programas que geram e guardam suas senhas de forma segura;

- Se achar que foi hackeado(a), troque imediatamente todas as senhas.