Topo

Agora você pode definir a urgência de mensagens do WhatsApp no Android

Reprodução/AndroidPolice
Imagem: Reprodução/AndroidPolice

Do UOL, em São Paulo

21/01/2018 13h07

Boa notícia para donos de celulares Android: o WhatsApp finalmente ganhou um sistema de canais de notificação, que permite ao usuário definir a urgência das mensagens que recebe por meio dos avisos enviados pelo app.

De acordo com o site AndroidPolice, a nova função foi aplicada recentemente (embora não saiba quando), e está disponível na versão 2.18.18 beta do WhatsApp.

Veja também:

Agora, por meio das configurações do aplicativo, é possível definir se a importância um determinado tipo de mensagem é urgente (aparecendo na tela e emitindo um som), média (com apenas o anúncio na tela) ou baixo, onde nada aparece fora do app.

WhatsApp - Canais de notificações - Reprodução/AndroidPolice - Reprodução/AndroidPolice
Os diferentes canais de notificação do WhatsApp
Imagem: Reprodução/AndroidPolice

Os tipos de notificações que podem ser configuradas incluem mensagens de chat, grupos, backups, alertas críticos do app, falha em enviar mensagens, entre outros.

Em teoria, está função já poderia ser aplicada com o lançamento do sistema operacional Android 8.0 Oreo, mas o Facebook e o WhatsApp demoraram meses para implementar o sistema de canais de notificação.

Além disso, agora também é possível mudar ligações de áudio para vídeo e vice-versa, ao invés de desligar e começar um novo contato, como anteriormente.