Topo

Jack White bane celulares em shows... e te obriga a prestar atenção

Jack White no Lollapalooza 2015, em São Paulo - Manuela Scarpa e Amauri Nehn/Photo Rio News
Jack White no Lollapalooza 2015, em São Paulo Imagem: Manuela Scarpa e Amauri Nehn/Photo Rio News

Do UOL, em São Paulo

25/01/2018 12h21

Se você é daquelas pessoas que adoram filmar trechos ou tirar selfies durante shows musicais, você vai ter que evitar as apresentações de Jack White, porque ele é mais um adepto da proibição a smartphones dentro do ambiente do show.

Ex-integrante da dupla de rock White Stripes e atualmente em carreira solo, Jack White se uniu a outras personalidades como Alicia Keys, Guns N’ Roses, The Lumineers e os humoristas Dave Chappelle e Tracy Morgan, que já declararam guerra ao celular em seus shows.

VEJA TAMBÉM:

Como alguns do citados acima, Jack fez parceria com a empresa Yondr, que desenvolveu uma bolsa especial para celulares, câmeras portáteis ou qualquer dispositivo com câmera. Ela é selada magneticamente. Ao chegar no local do show, os fãs terão que concordar em pôr seu aparelho dentro desta bolsa, que só abre por meio de uma base magnética, como nos alarmes de lojas para roupas.

Caso alguém precise fazer ou atender uma ligação urgente, até será possível, mas terá que deixar a pista ou arquibancada e ir a uma área especial mais afastada da apresentação, e pedir o destravamento da bolsa a alguém da produção. Isso já vale para a próxima turnê de Jack White nos EUA, que começa em abril.

Experiência "100% humana"

  • 51655
  • true
  • http://tecnologia.uol.com.br/enquetes/2018/01/25/acha-que-celulares-e-cameras-deviam-ser-banidos-de-shows-ao-vivo.js

A ideia de shows "livres de telefones" é, segundo o músico, para valorizar a experiência "real" da música ao vivo.

"Achamos que você vai gostar de [parar de] procurar por seus gadgets por um tempo, e experimentar música e nosso amor compartilhado por ela PESSOALMENTE", declarou a equipe de White em comunicado. Sim, a caixa alta veio do comunicado.

Se você quiser compartilhar fotos do show em suas redes sociais, você terá que solicitar o repost no site de Jack White ou em sua conta no Instagram.

"Republique nossas fotos e vídeos o quanto quiser e aproveite uma experiência 100% humana, sem telefone", disse a nota, enviada ao site "NME". 

VEJA TAMBÉM:

Em 2014, em entrevista à revista "Rolling Stone", White já havia manifestado sua frustração sobre o comportamento do público com celulares em shows.

"As pessoas não conseguem mais aplaudir, porque estão mandando uma porra de uma mensagem de texto com uma das mãos, e provavelmente segurando uma bebida com a outra! Alguns músicos não ligam para essas coisas, mas eu deixo a plateia me dizer o que fazer. Não há set list. Não digo as mesmas coisas que disse em outra cidade na noite anterior. É uma experiência única. Se eles não me passam essa energia, talvez eu esteja perdendo meu tempo."

Em 2013, o humorista Tracy Morgan disse que os celulares estão "matando a comédia ao vivo". Sua explicação é que os clubes eram lugares onde os comediantes podiam se conectar com os fãs e experimentar novas piadas com a garantia de que não iriam sair de lá.

Agora, segundo ele, os comediantes precisam se preocupar com uma piada sendo retirada do contexto e postada no YouTube, exposta ao julgamento público contra conteúdo politicamente incorreto. Em 2011, Morgan fez uma piada homofóbica em um show, que rendeu repercussão negativa.