Topo

Transações rápidas e taxas baixas? Promessas do bitcoin estão na berlinda

Bitcoin.org muda detalhes de suas transações - Reprodução/The Next Web
Bitcoin.org muda detalhes de suas transações Imagem: Reprodução/The Next Web

Do UOL, em São Paulo

27/01/2018 13h21

Após o sucesso da moeda virtual Bitcoin em 2017, ela vem sofrendo as consequências disso. Ficamos sabendo dos métodos de crimes contra donos de bitcoins, além das dúvidas sobre o tanto de energia necessária para gerar novas moedas, só para ficar em dois exemplos.

Uma das maiores promessas sobre o fenômeno seria a de entregar transações rápidas ponto a ponto a uma fração das taxas padrão. Mas após essa atual "corrida do ouro" pelo bitcoin, a criptografia envolvida na moeda tem lutado contra transferências lentas e custos de transação excessivos.

VEJA TAMBÉM:

Agora o Bitcoin.org, site "oficial" da moeda (foi cofundado pelo criador do bitcoin, o misterioso Satoshi Nakamoto) fez pequenas alterações no ao seu marketing, segundo atentou o portal "The Next Web".

Em vez de transações "rápidas" e "baixas taxas de processamento", o site exibe as vantagens da tecnologia como "transações entre pares", "pagamentos sem fronteiras" e "proteção contra fraudes", tirando as atraentes palavrinhas "rápidas" e "baixas".

A mudança sugere que a comunidade de desenvolvedores da Bitcoin pode finalmente começar a considerar a tecnologia como mais um ativo digital, como disse o banco central de Israel, do que uma moeda real.

VEJA TAMBÉM:

Houve várias propostas técnicas sobre como ajustar a rede Bitcoin para tornar as transações mais rápidas e eficientes, mas nenhuma delas tem sido particularmente popular com a "criptocomunidade". Na verdade, algumas dessas propostas dividiram essa comunidade.

Uma das soluções mais esperadas é a rede Lightning, um novo protocolo aberto para blockchains, mas parece que a tecnologia ainda não está pronta para ser lançada em uma escala comercial, segundo os próprios criadores da rede no Twitter.

Essas dificuldades técnicas podem estimular futuros interessados a fugir do bitcoin por ora e investir em moedas virtuais rivais para realizar pequenas transferências de valores.