Topo

Agora você pode achar seu próximo emprego usando apenas o Google

Agora está mais fácil procurar por empregos - Divulgação
Agora está mais fácil procurar por empregos Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

30/01/2018 13h30

O Google anunciou nesta terça-feira (30) a implantação de um novo recurso em suas buscas que pode facilitar bastante a vida de quem está desempregado – 12% dos brasileiros, segundo dados oficiais recentes. Agora, vagas aparecerão em uma aba dentro do próprio site de buscas, como já acontece quando procuramos, por exemplo, por uma doença e seus sintomas.

A novidade havia sido implantada no último mês de julho nos Estados Unidos e, segundo a empresa, aumentou em 60% o número de empregadores mostrando suas vagas diretamente na busca. A América Latina será o primeiro mercado fora dos Estados Unidos a receber o recurso.

Veja também: 

Ao buscar, por exemplo, por “emprego de advogado em São Paulo”, o Google reunirá em um espaço dentro do site vagas públicas sobre o assunto. Dessa maneira, você não precisará entrar diretamente em vários sites de busca de emprego diferentes – tudo aparecerá diretamente dentro do Google.

Os termos buscados podem ser vários, como simplesmente “trabalhos perto de mim”, em que o site usará sua localização para buscar vagas que te contemplem. A novidade valerá tanto em dispositivos móveis Android quanto em buscas feitas pelo desktop – o Google não cita o sistema iOS.

Na sua busca, é possível definir filtros para refinar a vaga. A empresa diz ter feito parcerias com sites como LinkedIn, Love Mondays, Empregos.com.br, OLX, Trampos.co e Vagas.com.br. As vagas disponibilizadas nessas páginas, assim como em outras, aparecerão diretamente no campo de buscas assim que forem publicadas.

É possível ter acesso até a informações extras importantes sobre a vaga como reviews, classificações do empregador feita por sites confiáveis e até a estimativa de tempo que levaria para chegar ao local de trabalho.