Topo

Mistério: pornôs falsos com rosto de celebridades estão sumindo da internet

Gal Gadot? Atrizes e atores famosos já foram vítimas desse tipo de produção -
Gal Gadot? Atrizes e atores famosos já foram vítimas desse tipo de produção

Do UOL, em São Paulo

31/01/2018 10h58

Recentemente falamos sobre a produção de vídeos pornográficos que usavam um algoritmo para colocar rostos de celebridades no lugar de outros atores e atrizes. Não é preciso dizer o quanto isso pode ser problemático. A boa notícia é que, aos poucos, esses materiais têm sido retirados do ar de sites como o fórum Reddit e a página de gifs Gfycat.

VEJA TAMBÉM

Por ora, ainda não há qualquer informação sobre quem removeu esse tipo de conteúdo --ou como.

Apesar de o algoritmo de inteligência artificial ser usado na maior parte dos casos para a criação de vídeos pornôs falsos, ele também servia para criar vídeos engraçados, colocando, por exemplo, celebridades em filmes nos quais elas nunca participaram.

Por outro lado, juristas norte-americanos alegaram que as pessoas ofendidas dificilmente terão apoio legal para tirar do ar vídeos potencialmente ofensivos. Falando para o site The Verge, o professor de direito da Universidade de Santa Monica, Eric Goldman, afirmou que remover esses conteúdos pode violar a Primeira Emenda da Constituição norte-americana, que garante a liberdade de expressão.

Outro ponto considerado é que, apesar de conter o rosto de pessoas famosas, o corpo em questão é o de atores e atrizes pornô, o que também inviabilizaria processos relacionados à quebra de privacidade.