Topo

Boné com detector de cochilo tenta salvar a vida de motoristas

Boné alerta da Ford foi testado com caminhoneiros - Divulgação
Boné alerta da Ford foi testado com caminhoneiros Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

01/02/2018 04h00

Quem dirige muito tem um grande inimigo: o sono. A recomendação de sempre é: pare de dirigir um pouco e só retome a direção quando se sentir mais acordado. O problema é que muita gente não segue isso e os riscos de se dormir ao volante são enormes.

Mas e se você pudesse contar com um acessório que emite um alerta em casos de cochilos indesejados? É o que promete o "boné inteligente" apresentado pela Ford na Campus Party deste ano.

Ele usa sensores capazes de interpretar os movimentos da cabeça do motorista. Se você cochilar por alguns segundos, o boné começa a emitir um alerta e só para quando o motorista voltar "ao normal". O aviso funciona de três formas: vibra, emite som e luzes.

Tudo funciona com base num acelerômetro e um giroscópio que identificam as situações diversas do comportamento do motorista.

Segundo a Ford, o boné foi criado especialmente para os motoristas de caminhão.

Uma pesquisa feita com 495 motoristas pela ABN (Academia Brasileira de Neurologia) no ano passado mostra 75% dos entrevistados reconheceram dormir menos do que acham necessário. A entidade calcula que 20% dos acidentes de trânsito sejam causados por sono e cansaço.

O “boné inteligente” chama a atenção por ser eficiente e simples, mas embora venha sendo testado há meses, ainda não há uma data para ser comercializado. Infelizmente.