Topo

Nada se cria? Conheça os primeiros clones do iPhone X

Parece, mas não é: o celular chinês Leagoo S9 tem clara inspiração no iPhone X - Reprodução
Parece, mas não é: o celular chinês Leagoo S9 tem clara inspiração no iPhone X Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/02/2018 04h00Atualizada em 30/05/2020 19h51

Como era de se esperar, outras fabricantes de smartphones mais "humildes" já copiaram o design do iPhone X e adotaram a tela infinita com o espaço superior para a câmera frontal e a tecnologia de reconhecimento facial, a Face ID.

A empresa croata Hangar18, por exemplo, planeja anunciar uma nova linha de celulares da marca Noa durante a feira Mobile World Congress, que acontece no final de fevereiro em Barcelona. E o design dos modelos N10 são... familiares.

1.fev.2018 - Imagens do Noa N10 - são visuais distintos, mas o à esquerda tem sido mais usado pelas fontes - Reprodução - Reprodução
São visuais distintos, mas o à esquerda tem sido mais usado pelas fontes
Imagem: Reprodução

Curiosamente, nas fotos não-oficiais divulgadas o celular azul era chamado até o meio de janeiro de Noa N9, mas em algum momento ele foi "promovido" a N10.

Veja também:

O Noa N10, na verdade, é um celular Android com 6 GB de RAM e memória interna de 128 GB de memória de armazenamento (e, presumimos, sem algo na linha do super tecnológico Face ID). Voltado para o público europeu, tem preço sugerido de 400 euros (ou R$ 1.650).

1.fev.2018 - Vazamento de imagem do celular Oppo R13 - Reprodução - Reprodução
Vazamento de imagem do celular Oppo R13
Imagem: Reprodução

Este é o Oppo R13, vazado no fim de novembro. Embora a foto acima não deixe tão claro, ele tem aquele corte no topo da tela que você já viu em algum lugar.

Mas o rei da cópia é o chinês LeagooS9, cujas fotos vazaram em dezembro e que você vê no topo deste texto. Ele não só usa descaradamente o design do iPhone X, como ainda usa o "S" tal qual os celulares Samsung Galaxy.

E, a julgar por estes três, muitos outros fabricantes de smartphones de segundo escalão deverão copiar o design da tela do smartphone da Apple — o que não deixa de ser curioso, já que o corte no topo do celular foi uma das maiores críticas durante seu anúncio.