Topo

Geladeira que cozinha? Tecnologia leva praticidade a outro nível

O robô de cozinha Suvie refrigera alimentos e depois os cozinha - Reprodução/Whitney Freedman
O robô de cozinha Suvie refrigera alimentos e depois os cozinha Imagem: Reprodução/Whitney Freedman

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

11/02/2018 12h23

Imagine uma pequena geladeira com capacidade de cozinhar alimentos. Agora, imagine poder programar o preparo de diferentes tipos de comida ao mesmo tempo e chegar em casa com o jantar prontinho.

Chamado de Suvie, o eletrodoméstico inteligente usa água para refrigerar os alimentos e também para cozinhá-los.

Compatível com peixes, carnes, aves, legumes, massas, grãos e molhos, a pequena "geladeira forno elétrico" consegue regular a temperatura automaticamente até a hora de cozinhar os alimentos.

Com a conexão Wi-Fi, é só colocar a comida dentro dele e programar o cozimento com a ajuda de um aplicativo para o celular.

O interessante do Suvie é que ele trabalha com quatro divisões de cozimento que funcionam de forma independente.

Robô de cozinha Suvie, geladeira que cozinha - Reprodução - Reprodução
Suvie tem 4 divisões para cozinhar diferentes tipos de alimentos
Imagem: Reprodução

Por isso, você pode, por exemplo, preparar uma carne, vegetais e uma massa ao mesmo tempo. O sistema consegue controlar a temperatura e tempo de cada um para que tudo fique pronto junto.

O conceito do Suvie é bem interessante, mas infelizmente ele ainda não está sendo comercializado. A produção do eletrodoméstico inteligente depende de uma campanha de financiamento colaborativo, divulgada no site Kickstarter.

A equipe que desenvolveu o robô de cozinha, como tem sido chamado, já realizou testes práticos ao longo de 2017 e a expectativa é que as vendas em grande escala comecem até o final desde ano.

Geladeira que cozinha - app celular - Reprodução - Reprodução
É só usar o celular e o Suvie cozinha os alimentos automaticamente
Imagem: Reprodução

O preço estimado para o Suvie é de US$ 599, mas as pessoas que doarem dinheiro para o projeto sair do papel poderão comprar a geladeira forno elétrico por US$ 479.

É importante dizer também que o Suvie, a princípio, vai trabalhar com alimentos oferecidos pela própria empresa. Cada embalagem tem uma etiqueta com um código. Ao ler essas informações, o equipamento consegue ajustar suas configurações conforme o tipo do alimento.

De qualquer forma, a ideia nos leva a crer que em um futuro próximo a tecnologia tem grandes chances de fazer parte do nosso dia a dia. Segundo os donos do projeto, as pessoas podem economizar até 6h por semana utilizando a praticidade do Suvie.