Topo

Este app é o primeiro passo para você nunca mais usar fita métrica na vida

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

16/02/2018 04h00

Usar fita métrica é uma chatice – sem falar naqueles cortes acidentais no dedo que quase todo mundo já sofreu. Mas, se acalme: a tecnologia está aqui para nos salvar. Um aplicativo que começou a fazer sucesso no ano passado é o primeiro passo para você nunca mais ter de ficar esticando fitas e posicionando réguas por aí.

O nome do app, disponível na App Store da Apple, é AR MeasureKit. Ele basicamente usa a tecnologia de realidade aumentada para definir a medida de qualquer objeto que você quiser – é a mesma tecnologia aplicada em Pokémon Go e que consegue identificar o mundo real ao seu redor para rodar aplicações virtualmente dentro do celular.

Veja também: 

A ferramenta tem feito sucesso principalmente no iPhone, já que a Apple tem dedicado bastante espaço para a realidade aumentada. Seus celulares têm processadores poderosos para rodar a tecnologia e a companhia inclusive oferece um kit para desenvolvedores abraçarem esse mundo novo.

Como funciona?

Usar o app Measure Kit é muito fácil, como você pode ver no vídeo no topo deste texto. Ao abrir o aplicativo, você pode, na versão gratuita, selecionar uma régua que consegue fazer diferentes medidas na vertical, horizontal e diagonal.

Primeiro, você terá que mexer o smartphone para balancear o app – isso é muito importante. Depois, basta mirar o pontinho azul no centro da tela do dispositivo e dar um clique. Daí é só ir mirando até onde você quer terminar a medida e pronto: o número de centímetros vai aparecendo magicamente no display.

Este uso é excelente para a medida de quadros ou móveis e outros objetos. Na versão paga, de R$ 16,90, você ainda tem acesso a mais ferramentas. Entre elas, medir ângulos, trajetórias, altura de uma pessoa, campo magnético, cubo (visualizar virtualmente o quão grande algo é) e mais.

Ainda não é ideal

A dica é usar o app, por enquanto, com moderação. Você ainda não vai poder jogar a sua fita métrica fora porque o aplicativo não consegue ser sempre exatamente perfeito na medida. Ele ainda vem sendo melhorado e ocorrem alguns erros quando estamos tentando medir objetos – tudo depende do balanceamento e do modo como você vai tomando a medida.

Algumas das medidas feitas por mim foram um pouco discrepantes com a realidade, provavelmente por algum erro que não deixou o app muito bem balanceado. Já outras foram perfeitas com o tamanho do objeto medido.

Se você precisar de uma medida rigorosamente fiel, vá de fita métrica ou outras medições eletrônicas já mais estabelecidas. Agora se é algo que pode ter alguma leve alteração, esse app resolve tranquilamente.