Topo

Elon Musk recebe permissão para construir túnel de trem futurista

Hyperloop promete revolucionar transporte entre cidades dos EUA. - Reprodução/Business Insider
Hyperloop promete revolucionar transporte entre cidades dos EUA. Imagem: Reprodução/Business Insider

Do UOL, em São Paulo

19/02/2018 15h37

Os negócios de Elon Musk não são apenas carros elétricos, foguetes espaciais e lança-chamas. Outro projeto do empresário, o Hyperloop, sistema de transporte que promete revolucionar as viagens de longa distância, está um pouco mais perto de se concretizar: Musk conseguiu permissão para escavar um terreno em Washington, onde deve ficar uma das estações do sistema.

O Hyperloop vai ligar a capital dos EUA e Nova York por um túnel subterrâneo e promete realizar viagens entre as duas cidades em 29 minutos. Hoje, uma viagem de carro entre as duas cidades levaria pouco mais de 4h. O sistema vai conectar as cidades de Nova York, Filadélfia, Baltimore e Washington.

VEJA TAMBÉM:

Além da prefeitura de Washington, o governo de Maryland já aprovou o projeto. O trecho Washington-Baltimore será a porção inicial do projeto. O Hyperloop também conta com a "aprovação verbal" da Casa Branca, o que quer que isso signifique. 

Ainda não se sabe o tamanho ou a profundidade da escavação que será realizada pela The Boring Company, empresa de Musk responsável pelo projeto. Um "túnel de teste" com pouco mais de 3 km foi escavado na sede da SpaceX, na Califórnia.

Transporte rápido subterrâneo

O Hyperloop será um sistema de transporte que funciona em um túnel fechado a vácuo e, portanto, livre da resistência do ar, o que permitirá aos veículos alcançarem velocidades maiores. Dentro do Hyperloop, as cápsulas com até 16 passageiros viajarão por trilhos elétricos entre as estações.

A The Boring Company está desenvolvendo a tecnologia para escavar e reforçar os túneis, numa tentativa de baratear a construção do Hyperloop. O objetivo da empresa é que a escavação custe uma pequena fração do que é gasto com túneis de metrô.

Especialistas em transporte têm dúvidas sobre a capacidade da The Boring Company para construir o sistema de forma rápida e não tão cara - Elon Musk tem um histórico de prometer mais do que consegue cumprir, como no caso da produção lenta do carro Tesla Model 3.