Topo

Celular mais esperto, clone de iPhone e com selfie bombada é a tendência

Márcio Padrão

Do UOL, em Barcelona*

02/03/2018 04h00Atualizada em 31/05/2020 02h38

Se você chiou quando a Apple acabou com a entrada para fones de ouvido nos iPhones ou quando a câmera dupla virou moda, temos más notícias para você: segundo o que vimos na feira de telefonia MWC, que terminou agora em Barcelona, essas e outras coisas já viraram realidade. Além disso, sua câmera será sua melhor amiga, a tela sem bordas vai tomar conta do seu aparelho e tudo ficará mais inteligente.

Os lançamentos não empolgaram tanto. Ok, tivemos o Galaxy S9 reinando, Sony e Asus correndo por fora com o Xperia XZ2 e Zenfone 5Z e Nokia com um interessante 8 Sirocco.

A LG veio com um V30 apenas um pouco mais esperto. Xiaomi, Motorola, HTC e Huawei tiveram estandes de portfólio, sem nenhuma grande novidade. Se considerarmos ainda que a Apple sempre fica de fora dessas feiras, o MWC (Mobile World Congress) de 2018 não vai ser lembrada por produtos bombásticos.

VEJA TAMBÉM:

Aqui está o que de mais marcante ficou de um dos maiores eventos de tecnologia do mundo:

Câmera do LG V30 tem inteligência artificial - Divulgação - Divulgação
Câmera consegue reconhecer comidas, animais, paisagens, cidades e flores
Imagem: Divulgação

Invasão da inteligência artificial

Você já conhece os assistentes de voz que moram nos celulares, mas agora a moda é combiná-los com algoritmos de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina e usar os dados dos usuários para gerar recursos ainda mais inteligentes.

LG, Samsung e Asus foram marcas que colocaram nos smartphones câmeras com IA para melhorar as fotos dos usuários e também dizer a eles mais informações sobre o que aparece em frente à lente, como detalhes sobre pontos turísticos ou informações sobre produtos.

A inteligência artificial deixará a interação com voz mais afiada, fazendo-se menos necessário teclar comandos de texto.

zenfone - Márcio Padrão/UOL - Márcio Padrão/UOL
Zenfone 5 Lite ao lado do Zenfone 5
Imagem: Márcio Padrão/UOL

Clones de iPhone X

Todo mundo passou a reduzir as bordas ao redor da tela, mas o que ninguém esperava é que o detalhe mais criticado do iPhone X, o entalhe no topo do aparelho, estranhamente se tornou uma tendência estética.

Além das diversas marcas chinesas que clonaram o desenho da telona antes da feira, a Asus abraçou o entalhe no Zenfone 5 e a Leagoo, no S9 (que não é o Galaxy).

Nem Galaxy S9 e S9+, da Samsung, nem o LG V30S ThinQ têm essa entrada nas suas megatelas, para alívio dos fãs de Android, mas essa história ainda vai longe.

Câmeras duplas para selfie

A câmera dupla tentou, inicialmente, trazer para o celular os recursos das câmeras profissionais, como efeito retrato, panorâmica e zoom ótico. Mas, como muita gente só liga para a câmera de selfie, as empresas agora resolveram colocar duas lentes na frente para obter esses mesmos efeitos nos autorretratos.

Alcatel e Asus trouxeram dual câmeras frontais, e o Zenfone 5 Lite é dual câmera atrás e na frente.

Sony Xperia XZ1 - frente -  -
Sony Xperia XZ1

Cadê a entrada para fone? Sumiu

Samsung, Asus e LG continuaram com a entrada de 3,5 mm para fones no Galaxy S9, no Zenfone 5z e V30S ThinQ, respectivamente. O Moto Z, da Motorola, fez primeiro. O iPhone X consolidou a moda. E o Google Pixel 2 aboliu em seguida. Agora é a vez da Sony tirá-la no Xperia XZ2 e XZ2 Compact.

Conforme os celulares ficarem mais finos, não tem muito jeito: vai crescer a adesão aos fones Bluetooth e vai ser cada vez mais difícil manter a entrada nos tops de linha.

* O jornalista viajou para a MWC a convite da Motorola