Topo

Como denunciar crime, post de ódio e fake news em redes sociais e WhatsApp

Você pode fazer sua parte contra desinformação e posts violentos - iStockphoto
Você pode fazer sua parte contra desinformação e posts violentos Imagem: iStockphoto

De Tilt, em São Paulo

21/08/2021 11h24

Nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp, o que não falta é opinião e debates acalorados. Tudo pode ser muito mais saudável quando há limite e respeito. Em momentos de comoção, divergências sobre posições políticas, em alguns casos, beiram comentários racistas, xenofóbicos, discriminatórios ou difamatórios. Se algo assim passou por você, saiba que é possível denunciar —e sabia também que alguém pode ser processado por xingar no Facebook, por exemplo.

O primeiro segredo é não interagir. Não reagir ou não comentar é importante para que a publicação não ganhe destaque. Cada reação é um impulso no algoritmo de Facebook, Twitter, Instagram e outros.

Comentários que façam apologia a crimes e ao racismo devem ser denunciados tanto em redes sociais quanto fora delas.

Como denunciar?

  • Facebook

A publicação de qualquer pessoa ou página pode ser denunciada ao clicar nos três pontinho que ficam no canto superior direito de qualquer post e depois em "denunciar publicação".

A plataforma te dará algumas opções de denúncias, como "é irritante", "acredito que não deveria estar no Facebook", "notícia falsa" e "spam".

Você deve clicar na segunda opção e então selecionar por que acha a publicação ofensiva —se for caso de racismo ou sexismo, deverá ainda clicar em "ver mais opções" na janela seguinte.

A grande discussão, contudo, acaba ficando restrita a comentários em publicações, onde as pessoas se sentem mais livres para ofender sem punições. Os comentários por lá também podem ser denunciados.

Clique antes em "ocultar" comentário. No desktop, essa opção aparece nos três pontinhos à direita do comentário após você colocar o cursor sobre ele, enquanto nos celulares você deve clicar e segurar por alguns instantes em cima do comentário. Depois é só clicar em denunciar e seguir os passos dados anteriormente.

  • Twitter

É bem semelhante: basta clicar na seta no canto superior direito e selecionar "denunciar tweet". Aí, então, você precisa selecionar o motivo pelo qual está fazendo a denúncia.

  • WhatsApp

No caso do WhatsApp, não dá para denunciar uma mensagem. O que você pode fazer é denunciar uma pessoa ou um grupo por compartilhar conteúdo inadequado. Na conversa, toque no nome do usuário ou grupo. No perfil, escolha "denunciar contato" ou "denunciar grupo". Segundo a plataforma, as contas podem ser banidas se violarem os termos de serviço.

  • Instagram

Clique nos três pontos no canto superior direito da postagem e selecione "denunciar". Escolha o motivo da denúncia e envie.

  • TikTok

Clique no vídeo a ser denunciada e selecione "relatar". Depois, escolha a opção mais adequada ao caso denunciado e o assunto. Selecione "enviar" e "concluído".

Funciona?

Você pode ter a sensação de que denúncias em redes sociais não dão em nada, mas nem sempre isso é verdade. As redes sociais estão cada vez mais empenhadas em moderar corretamente os conteúdos, justamente por conta da pressão social que existe para que isso aconteça.

Outras formas de denunciar

Existem outras formas de crimes propagados em redes sociais serem denunciados. Uma delas é enviar uma queixa ao site SaferNet Brasil, que recebe denúncias anônimas sobre crimes e violações aos direitos humanos na internet do país.

Existem estratégias mais ousadas também. Alguns usuários têm decidido dar prints em comentários odiosos para posteriormente expor os autores nas próprias redes sociais. Há até quem descubra a empresa do autor do comentário pelo LinkedIn e faça denúncia ou quem mande para a própria mãe do autor do comentário.