Topo

Usa o Facebook para login de muitos apps? Aprenda a ficar mais seguro

No login, você pode escolher quais informações quer compartilhar. Mas será que basta? - iStock
No login, você pode escolher quais informações quer compartilhar. Mas será que basta? Imagem: iStock

Colaboração para o UOL

19/03/2018 04h00

Eu sei, facilita muito a vida cadastrar-se em jogos, redes sociais e apps diverso usando a sua conta do Facebook. Mas a real é que você pode colocar em risco a sua segurança e privacidade ao permitir que os responsáveis pelo aplicativo tenham total acesso aos seus dados.

Neste final de semana, a denúncia de que a empresa Cambridge Analytica, que atuou na campanha de Donald Trump e também no Brexit, roubou dados de 50 milhões de eleitores norte-americanos no Facebook para influenciá-los com propaganda altamente personalizada despertou mais uma vez o medo de como redes sociais usam nossas informações.

Muitos aplicativos pedem permissão para realizar atividades seu nome, o que pode se tornar um problemão.

Sabemos que é praticamente impossível usar um app assim sem entregar muita coisa na mão do Facebook. Fora que, com o passar do tempo, a lista de quem tem acesso ao seu perfil vai ficando cada vez maior.

Para monitorar os aplicativos que têm acesso às suas informações e excluir aqueles que você nem usa mais, reduzindo assim o número de terceiros que têm acesso a seus dados pessoais, basta seguir o tutorial a seguir.

1. Se você está no celular, comece clicando no ícone de três tracinhos (que costuma ficar do lado direito, na parte superior ou inferior, dependendo do sistema). Se você está no navegador, clique na setinha que fica no canto superior direito, ao lado do ponto de interrogação.

2. Vá até "Configurações" e "Configurações da conta".

3. Clique em "Aplicativos".

Pronto, aqui está a lista de todos os aplicativos e sites que têm acesso às suas informações.

4. Clique em "Conectado com o Facebook".

5. Clique no aplicativo que quer excluir e siga os passos para removê-lo.

Fica a dica: se aparecerem muitos app, é mais fácil usar o navegador. Nele, você só precisa clicar no X para desfazer a conexão.

Apps fb - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

6. Caso queira apenas configurar a quais informações o aplicativo ou site pode ter acesso, basta tocar no ícone de check (observação: algumas atividades são obrigatórias para utilizar o aplicativo).

Há também aplicativos que outros usuários usam e que podem ter acesso às suas informações. Para desativar essa opção ou escolher o que podem ver ou não, clique em "Aplicativos que outras pessoas usam".

VEJA TAMBÉM

Não precisa ficar fechando apps, não resolve

UOL Notícias