Topo

Ficou com medo após novo escândalo? Aqui está como deletar seu Facebook

Excluindo sua conta do Facebook - Reprodução - Reprodução
Excluindo sua conta do Facebook
Imagem: Reprodução

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

21/03/2018 04h00Atualizada em 31/05/2020 06h01

O novo escândalo de roubo de dados do Facebook reativou em muitos o temor da nossa presença online no site de Mark Zuckerberg. A rede social tem seus benefícios de interação social, mas o seu modelo de negócio baseado no uso (e venda) de nossos dados é preocupante. E se você está pensando em sair de vez da plataforma, saiba que é possível.

Na internet, alguns sites e usuários já começam a se questionar se esse é o momento de abandonar o Facebook. A rede social enfrenta anos atribulados com polêmicas envolvendo interferência russa e roubo de dados na eleição de Donald Trump, fake news e uso de dados pessoais que o usuário cede. A queda no tempo que os usuários passam dentro da plataforma. O Facebook também estaria perdendo espaço entre os mais jovens nos Estados Unidos.

Veja também:

A rede social oferece duas formas de você desabilitar seu perfil ? uma realmente eficaz e outra nem tanto. Antes de qualquer coisa, contudo, é bom você fazer um download de todas as informações que o site tem sobre você.

A forma menos eficaz de sair do Facebook tem um acesso mais fácil e está presente nas próprias configurações da rede social. É só entrar no site, clicar na seta no canto superior direito do desktop (ou nas três linhas no canto inferior esquerdo, no celular), abrir a página ?geral? e então entrar em ?gerenciar sua conta?. Lá, você deve clicar em ?desativar? e confirmar.

Ao fazer isso, seu perfil não ficará visível para outras pessoas no Facebook e as pessoas não poderão te achar mais na rede social. Contudo, suas informações seguirão na base de dados da empresa e você pode reativar seu perfil a qualquer momento bastando fazer um login. Ou seja: não deletou nada.

Deletando pra valer

Mas existe uma forma de, supostamente, deletar seus dados para valer do Facebook. Acontece que, por conveniência, a rede social não deixa essa opção totalmente transparente e à mostra dos usuários nas configurações. É possível achar ela ao buscar por ?deletar conta? no FAQ do site ? ou então só clicar nesta página, que te leva a deletar a conta.

A grande diferença desta opção para a outra é que a conta não pode ser recuperada futuramente. Após excluir definitivamente sua conta, ninguém mais poderá achar ela no Facebook. A rede social diz que em até 90 dias todas as suas informações, fotos, status e afins serão apagados do backup da empresa.

Neste meio tempo, todas as informações do seu Facebook ficarão inacessíveis para outros usuários. Nem tudo é deletado: mensagens que você enviou para outras pessoas, por exemplo, continuarão podendo ser vistas pelos destinatários, já que esses dados não ficam salvos apenas na sua conta.

Os aplicativos que já tiveram acesso a seus dados também poderão continuar com as informações que já possui. Para deletar, você terá que entrar em contato com cada um individualmente (veja aqui como desconectá-los).