Topo

Ficou mais fácil liberar espaço no iPhone; veja como fazer

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

22/03/2018 04h00


Quem tem iPhone sabe como é chato ficar apagando apps e limpando mensagens do WhatsApp para liberar espaço no celular.

Mas a partir do sistema operacional iOS 11, a Apple deixou a tarefa ingrata um pouco mais fácil. Além de automatizar o processo, o visual dos novos menus é bem claro e intuitivo.

Na tela de Ajustes, vá para a opção "Geral" e selecione "Armazenamento do iPhone". A barra no topo da tela do celular mostra exatamente o que está ocupando espaço no seu iPhone.

VEJA TAMBÉM:

Na aba "Recomendações", o iPhone oferece opções para desinstalar automaticamente apps não usados, e isso varia muito de acordo com os programas que estão instalados no seu celular.

Por exemplo, uma opção bem prática é a de apagar automaticamente anexos e mensagens antigas, que você recebeu um ano atrás e estão lá, ocupando espaço no celular. Basta entrar no app de Mensagens —não no WhatsApp— e revisar os anexos grandes, apagar ou manter os que desejar.

Se você tem o Google Fotos instalado, ele te convida a rever os maiores arquivos guardados no app.

O menu de recomendações traz ainda uma lista com os apps instalados no iPhone, ordenados pelo tanto de espaço que ocupam. Ao clicar em um deles, normalmente você tem duas opções: apagar ou desinstalar o app.

Apagar é o mesmo de sempre: você deleta o programa e todos os dados armazenados nele. Ao desinstalar, você remove o app e libera espaço, mas mantém os seus dados para quando quiser usar o aplicativo novamente.

Em alguns casos, como o do app Mensagens, as opções são bem mais detalhadas: é possível escolher apagar mensagens antigas, fotos, vídeos, gifs, tudo separadamente.