Topo

Facebook passa a checar fotos e vídeos para evitar nova crise política

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

29/03/2018 16h10

O Facebook anunciou que está aumentando seus esforços de verificação de fatos em uma teleconferência realizada nesta quinta-feira (29) com a imprensa. Uma das principais ferramentas será a checagem de informações para fotos e vídeos.

A empresa iniciou o processo desde a quarta (28), começando na França em uma parceria com a agência de notícias francesa AFP, e "estará se expandindo para mais países e parceiros em breve", disse a gerente de produto Tessa Lyons.

VEJA TAMBÉM:

postagem do blog do Facebook com a novidade não especifica se apenas serão examinadas fotos e vídeos compartilhados por determinadas páginas, como as promovidas por organizações e partidos políticos.

O método do Facebook para checar informações seria o seguinte:

  • Usando sinais, incluindo o feedback de pessoas no Facebook, para prever histórias potencialmente falsas para os verificadores de fatos analisarem.
  • Quando os verificadores de fatos classificam uma matéria como falsa, reduzem "significativamente" sua distribuição no feed de notícias, descartando, em média, as visualizações futuras em mais de 80%.
  • Notificam as pessoas que compartilharam a história no passado e avisam as pessoas que tentam compartilhá-las no futuro.
  • Para aqueles que ainda encontram a história em seu feed de notícias, mostramos mais informações de verificadores de fatos em uma unidade de artigos relacionados.
  • Usam as informações dos verificadores de fatos para treinar seu modelo de aprendizado de máquina, para que possam capturar mais notícias potencialmente falsas e fazer isso mais rapidamente.

Como Mark Zuckerberg, chefe do Facebook, havia manisfestado preocupações com o uso da rede social para fins políticos neste ano, é provável que as primeiras fotos e vídeos a serem verificados sejam aquelas que lidam com notícias eleitorais.

A preocupação da empresa vem a reboque do escândalo político que transformou dados de usuários em arma política para a consultoria britânica Cambridge Anaytica em 2013 e que resultou em um grande banco de dados e anúncios personalizados para influenciar as eleições presidenciais nos EUA em 2016, além do plebiscito que tirou o Reino Unido da União Europeia, o "Brexit".

O Facebook teme novos problemas este ano, em que teremos eleições parlamentares nos EUA, além de campanhas presidenciais no Brasil e estaduais na Índia.

A nota diz ainda que a empresa vai "dobrar" seus esforços de parceria com acadêmicos, empresas de tecnologia e outras organizações para ampliar os processos de checagem de fatos.

"Nos EUA, anunciamos recentemente uma parceria com a Associated Press para usar seus repórteres em todos os 50 Estados para identificar e desmascarar histórias falsas e enganosas relacionadas às eleições locais, estaduais e federais do país", diz o texto.

A rede social diz ter atualmente parceiros de checagem de fatos em seis países e pretendem expandir para mais. "Nossos lançamentos mais recentes foram na Itália e no México", diz.

Apesar os esforços, o Facebook não conta com um histórico favorável para contra-atacar desinformação, demonstrando até agora certa passividade para reagir. O escândalo de dados com a Cambridge, pelo visto, poderá ser fundamental para a empresa rever a postura.

Entenda o caso

Em 2013, a consultoria britânica Cambridge Analytica supostamente usava dados pessoais coletados do Facebook para criar perfis psicológicos e gerar anúncios personalizados em campanhas políticas. O escândalo ganhou força após reportagens dos veículos "The New York Times", "The Guardian" e "Channel 4".

O fato provocou o movimento #DeleteFacebook, conclamando usuários a parar de usar a plataforma. As empresas do magnata Elon Musk, Tesla e SpaceX, saíram de lá, assim como a fundação Mozilla. O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, poderá testemunhar no Congresso dos EUA sobre isso, mas por ora, disse não ao Parlamento britânico.

Big data eleitoral que elegeu Trump tenta se firmar no Brasil

TV Folha