Topo

Uber chega a acordo com família de vítima de acidente fatal

Vídeo do momento em que a mulher foi atingida pelo carro do Uber - Divulgação
Vídeo do momento em que a mulher foi atingida pelo carro do Uber Imagem: Divulgação

Do UOL Tecnologia, em São Paulo

07/04/2018 11h45

A família da mulher que morreu atropelada por um carro autônomo do Uber no último dia 19 de março chegou a um acordo financeiro com a empresa - a fatalidade é a considerada a primeira envolvendo um veículo conduzido por computadores. 

A informação foi confirmada pelo advogado que representa a filha e o marido de Elaine Herzberg, 49, atropelada no Arizona (EUA). Os termos do acordo não foram revelados, mas afastam a possibilidade de uma batalha legal entre o Uber e os familiares, que não vão mais se manifestar sobre o assunto.  

VEJA TAMBÉM

Embora seja difícil determinar o responsável por acidentes com carros autônomos, o acidente colocou em cheque o desenvolvimento da tecnologia. Tanto Uber quanto Nvidia (que desenvolve parte do sistema presente no carro do Uber) suspenderam os testes. 

O vídeo do acidente mostra Herzberg cruzando uma larga rodovia à noite sem olhar para os lados. Ela aparece rapidamente no campo de visão do carro, enquanto o técnico do Uber que acompanhava o trajeto dentro do veículo olhava para o computador momentos antes da colisão.