Topo

Portas da linha 4 do metrô de SP vão reconhecer seu rosto e expressões

Equipamento será instalado em três estações - Divulgação
Equipamento será instalado em três estações Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

13/04/2018 13h43

Em breve, anunciantes da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo vão conhecer a reação das pessoas que observarem propagandas exibidas nas plataformas das estações Luz, Paulista e Pinheiros. A concessionária informou na última quinta-feira (12) que serão instaladas “portas interativas digitais” na área de embarque e desembarque das três paradas da linha.

VEJA TAMBÉM

Os acessórios exibirão campanhas de orientação, mensagens de prestação de serviço e anúncio publicitário. O principal detalhe, no entanto, é a presença de uma câmera que irá captar audiência em tempo real e mensurar resultados.

“As portas de plataforma interativas são uma tecnologia inovadora desenvolvida pela ViaQuatro para aprimorar transmissão de informações aos passageiros da Linha 4-Amarela. O reconhecimento facial é uma realidade na área de comunicação e marketing, com recursos sofisticados, que podem colaborar na criação de novas estratégias para públicos específicos, visando mais efetividade na troca de mensagens importantes ou mesmo o incremento em vendas”, disse Harald Zwetkoff, presidente da ViaQuatro.

O aparelho fará a contagem de pessoas que passaram em frente à tela, sem a distinção se uma mesma pessoa aparecer na imagem duas vezes. Desta forma, será possível quantificar o número de visualizações do conteúdo.

A tecnologia não para por aí, já que haverá reconhecimento facial, visando conhecer a reação dos usuários perante o material exibido – para os mais desligados, o bom ou mau humor também. Um estudo das emoções do passageiro, a partir de expressões faciais, será realizado, aproveitado pela própria concessionária e repassado para anunciantes.