Topo

De novelas da Globo a comida: "mata-matas" é a moda atual mais legal da web

Quem vence: Rei do Gado ou Senhora do Destino? Rei Leão ou Frozen? - Reprodução
Quem vence: Rei do Gado ou Senhora do Destino? Rei Leão ou Frozen? Imagem: Reprodução

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

20/04/2018 04h00

A internet é cheia de modinhas passageiras, mas a atual que circula no Facebook e WhatsApp parece ser uma das mais legais de tempos recentes: “mata-matas” temáticos. Essa nova moda mistura um tom de futebol com temas dos mais variados tipos, de comidas a novelas da Globo.

A ideia é bem simples. De acordo com o tema escolhido por quem criou a brincadeira, várias opções são espalhadas em uma espécie de tabela de competições eliminatórias como a Copa do Brasil. Aí você vai escolhendo seus preferidos até surgir o campeão.

Veja também: 

Você provavelmente já viu alguém compartilhando isso no Facebook ou em um grupo do WhatsApp.

A parte mais divertida é que a modinha cria discussões em torno das escolhas dos amigos, e o melhor é que nem precisa de aplicativos para fazer a brincadeira. É só entrar em um site e ir clicando, sem login mesmo.

Depois é só dar um print da tela (não precisa preencher o email) e compartilhar com os colegas "pra treta começar".

Veja algumas opções de mata-mata abaixo pra você brincar:

Desenhos da Disney/Pixar

Mata-mata de filmes da Disney e Pixar - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Foi o “mata-mata” inicial, postado no Twitter no fim de março, durante a March Madness nos Estados Unidos. Fez muita gente quebrar a cabeça ao ter que eliminar um desenho bonitinho e queridinho (clique aqui para brincar).

Novelas da Globo

Mata-mata de novela - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Não podia faltar novelas da Globo, né? Essa é pra galera mais old school, já que contém nomes como A Viagem, Rei do Gado, Fera Ferida... E aí, qual novela da Globo leva esse mata-mata (clique aqui para brincar)?

Comidas

Mata-mata de comida - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Pizza ou batata frita? Bolinho de queijo ou pão de queijo? Cachorro quente ou estrogonofe? Essas são algumas das difíceis decisões que você pode ter que tomar nesse tema (aqui). É de chorar e se desesperar, viu.

Bandas de rock

Mata-mata de bandas de rock - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Fã de rock também precisa lidar com paixões internas nesse mata-mata. A disputa de bandas clássicas é pra deixar qualquer um que gosta do estilo musical maluco. Será que Beatles é a melhor banda da história mesmo?

Séries

Mata-mata de séries - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Se tem novela da Globo, também tem que ter seriado. E este mata-mata já começa logo com clássicos como Sherlock x Stranger Things e Doctor Who x Breaking Bad. Daí pra frente só fica mais difícil escolher. Tenta a sorte!