Topo

Funcionário que expôs escândalo do Facebook deve falar ao Congresso dos EUA

AFP PHOTO / PRU
Imagem: AFP PHOTO / PRU

Bruna Souza Cruz

Do UOL*, em São Paulo

22/04/2018 09h52

Depois de Mark Zuckerber, fundador do Facebook, ter prestado esclarecimentos ao Congresso dos Estados Unidos, agora chegou a vez de Christopher Wylie, responsável pelas denúncias sobre o uso indevido de dados de milhões de usuários da rede social.

Em uma publicação em seu perfil no Twitter neste sábado (21), Christopher Wylie afirmou que aceitou o convite do Comitê de Inteligência da Câmara dos EUA e do Comitê Judiciário da Câmara para dar seu testemunho.

VEJA TAMBÉM

“Aceitei convites para testemunhar na semana que vem no Comitê de Inteligência da Câmara dos EUA e no Comitê Judiciário da Câmara. Democracias em todo o mundo estão sob ameaça de atores maliciosos que buscam usar as mídias sociais como campo de batalha da informação. Nós devemos levar isso a sério”, escreveu na publicação.

Segundo as imagens publicadas, o convite foi assinado por Adam Schiff, congressista da Califórnia. Entre os temas a serem discutidos, estarão o uso dos dados pela empresa de marketing político Cambridge Analytica, a relação com as eleições de Donald Trump (em 2016) e a influência da Rússia no processo eleitoral.

Ainda não há informações se o depoimento de Wylie será transmitido ao vivo como aconteceu com o de Zuckeberg.

Christopher Wylie é ex-funcionário da Cambridge Analytica e esteve envolvido na coleta de dados de mais de 87 milhões de pessoas na rede social. O escândalo explodiu em 17 de março quando Wylie revelou aos jornais “The Observer” e “New York Times” como a a empresa usou as informações obtidas.

Você é o produto: cada passo que você dá na web gera rastros e essas informações são usadas para te vigiar e influenciar o seu comportamento

Entenda

*Com informações do site Mashable.