Topo

Já imaginou ter lentes de contato que funcionam como óculos de sol?

iStock
Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

22/04/2018 10h53

Quem usa óculos de grau sabe o quanto é complicado sair em dias de muito sol. Ou você sai de casa com lentes de contatos e usa óculos escuros ou então arrisca expor seus olhos a ambientes com muita luz.

Até já existem óculos de grau em que as lentes se adaptam ao excesso de luz, mas isso podia ser ainda mais prático, não? A boa notícia é que parece que isso está perto de acontecer.

Duas grandes empresas se juntaram para lançar uma lente de contato que consegue equilibrar a entrada de luz e se adaptar ao ambiente. Funciona como a tecnologia empregada nas lentes de vidro e a lente consegue escurecer ou clarear conforme a luz do local.

VEJA TAMBÉM

A novidade foi desenvolvida pela Johnson & Johnson e pela empresa Transitions, famosa por suas lentes de vidro com a tecnologia usadas em óculos de grau.

De acordo com o anúncio, as lentes, chamadas Acuvue Oasys, se ajustam rapidamente a mudanças de intensidade de luz e ainda bloqueia os raios UV. As pesquisas para o desenvolvimento do produto levaram mais de dez anos e envolveram diversos testes com mais de mil pacientes.

A novidade deve chegar aos Estados Unidos no primeiro semestre do próximo ano e a duração das lentes será de duas semanas. Quanto ao Brasil, teremos que esperar mais um tempo, mas a ideia parece ser muito interessante.