Topo

Funciona usar hipnose para assistir a séries como se fosse a primeira vez?

Será que funciona para apagar spoilers também? -
Será que funciona para apagar spoilers também?

Marcelle Souza

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/05/2018 04h00

Sonha em assistir a sua série favorita com o mesmo entusiasmo da primeira vez? Pois é exatamente isso que promete o site Unspoil me, parte de uma ação publicitária da Samsung em parceria com a HBO (em inglês).

O objetivo, dizem os criadores, é fazer você esquecer determinada série de TV a partir de uma sessão online de hipnose. Desse modo, você evitaria o auto-spoiler e conseguiria experimentar novamente “o mesmo sentimento emocionante que você teve na primeira vez em que assistiu à série”, informa o site, que diz ser possível realizar a hipnose quantas vezes você quiser.

Hipnose online

Para fazer o teste, primeiro você acessa o site, senta em um lugar tranquilo e decide qual série de TV gostaria de esquecer. Em seguida, aperte o botão para começar a sessão de hipnose. Um áudio em inglês vai guiá-lo pela experiência. Antes, é preciso confirmar que você tem mais de 18 anos e está de acordo com os termos e condições da página.

A experiência dura 23 minutos e, segundo o site, para funcionar, não pode ser interrompida. Além disso, recomenda-se o uso de fones de ouvido e que você pense em apenas uma série durante todo o processo.

Depois que terminar a hipnose, ainda será preciso ter uma noite de sono antes de verificar se a técnica deu certo ou não.

O que dizem os especialistas?

"Parece-me muito mais uma jogada de marketing e uma brincadeira com as pessoas", afirma o psicólogo e hipnoterapeuta Odair Comin.

A hipnose é um tratamento sério, um recurso médico que ajuda a acessar informações inconscientes e descobrir determinados temas que estão reprimidos e o paciente não consegue se lembrar sozinho e, por isso, precisam de uma mãozinha. O psicólogo explica que o tratamento deve ser feito com cautela:

No consultório, a técnica para a amnésia é utilizada raras vezes e em casos muito específicos

Isso acontece, por exemplo, quando um paciente em tratamento não consegue lidar com um problema do presente por conta de algo que aconteceu no passado. "Então, pode-se restringir o acesso a memórias traumáticas até que ele consiga lembrar os fatos sem sofrer", afirma Comin.

No consultório, o especialista envia sugestões mentais específicas, de acordo com as demandas do paciente. Na versão digital, no entanto, qualquer usuário recebe as mesmas orientações. O site alerta que a hipnose não funciona para todos, mas para os mais influenciáveis: "você precisa tentar e ver", diz. Além disso, afirma que pessoas com diagnóstico de doenças mentais ou epilepsia não devem se submeter à hipnose.

A hipnose é indicada para tratamento de condições psicossomáticas, liberação de memórias reprimidas, alívio de dor, controle de hábitos (como tabagismo) e para amenizar ansiedade, estresse ou depressão. Essa história de esquecer série ou repetir o nome é balela.

Como se fosse a primeira vez

É normal que a gente queira repetir o êxtase da primeira vez em que assistimos a uma série muito boa. Mas você já percebeu que, mesmo com spoiler, a segunda vez pode fazer você perceber várias coisas que nem tinha notado antes? A dica do especialista é essa: que tal trocar a hipnose por um novo olhar em relação a sua série do coração?

"Talvez a intenção do site seja criar a mesma intensidade de algo prazeroso feito pela primeira vez, pois é natural que, com o tempo, a intensidade diminua", diz o psicólogo. É como a paixão e o amor: primeiro veio o friozinho na barriga, que, com o tempo, transforma-se em calmaria.

"Ao repetir sempre uma paixão por uma série ou filme, contudo, será perdida a possibilidade de amá-la, pois não haverá uma segunda vez, não poderá ir além, como um feitiço do tempo que se repete incessantemente", compara o especialista.

Procurada pelo UOL, a Samsung não quis comentar o tema.