Topo

Nasa quer criar avião supersônico silencioso que possa voar sobre cidades

Nasa/Lockheed Martin/Divulgação
Imagem: Nasa/Lockheed Martin/Divulgação

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

12/05/2018 11h03

A Nasa prepara uma novidade que pode mudar a aviação. Em abril, a agência espacial americana anunciou o acerto de um contrato de US$ 247,5 milhões com a Lockheed Martin para desenvolver uma aeronave que viaje acima da velocidade do som, mas que não faça barulho.

A velocidade por si só não é um fato inédito. A possibilidade de atingi-la de forma relativamente silenciosa, no entanto, pode alterar as frotas aéreas mundo afora, pois há uma restrição de voo a aeronaves que superem a barreira do som, dado o ruído causado por elas.

VEJA TAMBÉM

A parceria entre Nasa e Lockheed Martin pretende mudar esse cenário com testes em meados de 2022. A ideia é ter aviões voando sobre áreas civis dos Estados Unidos, para daí perguntar aos moradores e trabalhadores locais se algum barulho foi ouvido.

Os dados coletados por essa pesquisa serão usados para tentar alterar o panorama dos voos acima da velocidade do som. Caso o X-plane (nome do projeto de aeronave) tenha sucesso em sua missão, as entidades reguladoras da aviação civil nos Estados Unidos poderão mudar as regras e passar a autorizar aviões deste perfil em viagens sobre o continente.

“Quando a regra for mudada, as portas serão abertas para uma indústria da aviação pronta para entrar um mercado supersônico no nosso país e ao redor do mundo. O X-plane é um passo crítico a um futuro empolgante”, declarou Jaiwon Shin, administrador do diretório de pesquisas aeronáuticas da Nasa, na data do anúncio do projeto.

A aeronave projetada terá 29 metros de comprimento, tamanho semelhante a de um jato comercial, e será capaz de voar a 17 mil metros e a 1,6 mil km/h. Apesar de todo o poder, o avião fará o barulho de uma porta de carro fechando, segundo promessa da Nasa.