Topo

Este mapa de calor mostra como o mundo reagiu ao casamento real no Twitter

Jane Barlow - WPA Pool/Getty Images
Imagem: Jane Barlow - WPA Pool/Getty Images

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

20/05/2018 11h36Atualizada em 20/05/2018 11h54

Caso você tenha ficado na praia ou no campo nas últimas horas, perdeu de saber que o príncipe Harry e a atriz Meghan Markle se casaram neste sábado (19) com toda a pompa da realeza britânica. Mas quem realmente estava de olho nisso em tempo real e escrevendo no Twitter?

Segundo dados do próprio Twitter, mais de 3,4 milhões de postagens sobre o casamento foram publicados globalmente na rede social.

VEJA TAMBÉM:

Os momentos mais comentados, ainda de acordo com a empresa, foram pela ordem: o sermão do bispo Michael Curry; a apresentação da música "Ave Maria" pelo violoncelista britânico Sheku Kanneh-Mason; e o anúncio de que o Harry e Meghan estavam oficialmente casados.

Além de Harry e Meghan, as pessoas mais mencionadas no Twitter no Reino Unido foram o ex-jogador de futebol David Beckham e sua esposa Victoria; a apresentadora americana Oprah Winfrey; a falecida Princesa Diana, mãe de Harry; Amal Clooney, esposa de George Clooney; e o ator inglês Idris Elba.

O tuíte mais engajado foi do perfil do Canal de TV E!; um GIF de Harry tirando o véu de Meghan, com mais de 41 mil retuítes e 108 mil curtidas até a publicação desta nota.

Mas o mais interessante é ver em imagens o interesse pelo assunto. O site Trendsmap, que monitora assuntos do Twitter em tempo real, exemplifica quando e quais países passaram a escrever mais sobre o evento.

O site começa a monitorar por volta das 2h20 do sábado (horário de Brasília), onde podemos ver a maioria dos pontos de interesse nos EUA e Reino Unido, mais alguns esparsos na Índia, Austrália e países africanos.

Às 10h10, quase o mundo inteiro esteve dominado pelo tema. Novamente EUA e Reino Unido lideram a tendência, como esperado, mas o restante da Europa e o Brasil (principalmente no Sudeste) também se engajaram bastante. No Brasil, as conversas começaram a esquentar às 6h (horário de Brasília), duas horas antes de o casamento começar.

O pessoal de Bangcoc, na Tailândia, também ficou bem empolgado, além de Johanesburgo (África do Sul). No Canadá e na Rússia, ninguém ligou muito.

Pena que não há uma ferramenta similar gratuita para vermos como foi a cobertura no Facebook, Instagram e Snapchat. No Facebook isso é particularmente difícil devido aos níveis de privacidade que cada usuário da rede social configura seu perfil e suas postagens.

Cidadã e atração de TV, Sophia é a robô mais popular da atualidade

UOL Notícias