Topo

Este carro-robô da chinesa Alibaba entrega encomendas sem motorista

G Plus, robô de entregas da Alibaba - Reprodução/Alibaba
G Plus, robô de entregas da Alibaba Imagem: Reprodução/Alibaba

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

01/06/2018 15h47

Cuidem-se, futuros drones entregadores da Amazon.

A empresa chinesa Alibaba apresentou nesta quinta-feira (31), segundo o "The Verge", um robô de entrega sem motorista que ajudará a transportar mercadorias compradas pela internet, além de um "locker" (um tipo de armário usado coletivamente) com reconhecimento facial que promete manter a comida quente.

VEJA TAMBÉM:

O robô é chamado de G Plus e está sendo testado em estradas próximas à sede da Alibaba em Hangzhou, cidade a leste da China. Ele pode transportar vários pacotes de diferentes tamanhos, e está começando a percorrer distâncias mais longas em comparação com seus modelos anteriores.

O compartimento de carga do G Plus pode mudar de tamanho, dependendo dos pacotes que precisa entregar, e o Alibaba diz que o robô também pode fornecer alimentos frescos.

Apesar de autônomo, o robô é lento, pois trafega a apenas 14 km/h, e tem um sistema de navegação baseado em LIDAR --sigla em inglês para um sistema ótico de detecção e cálculo de distância baseado na refração da luz-- para criar um mapa 3D. A lentidão é por segurança: ele consegue perceber a presença de pessoas para frear a tempo de prevenir acidentes.

Quando o G Plus chega ao destino, ele automaticamente larga a entrega, ou então o cliente pode ir ao local em que ele estacionou, digitar um código PIN e obter a entrega. A Alibaba espera que o G Plus inicie sua produção comercial até o final deste ano.

1.jun.2018 - Armário da Alibaba que reconhece rosto  - Reprodução/Alibaba - Reprodução/Alibaba
Armário da Alibaba que reconhece rosto
Imagem: Reprodução/Alibaba

A Alibaba também revelou uma caixa chamada Cainiao, que pode ser instalada na porta de apartamentos. É um armário equipado com reconhecimento facial que só irá desbloquear para os clientes de entrega. Estes também podem controlar a temperatura do armário por um app para que a comida entregue possa ser mantida quente ou fria.

A Cainiao também é o nome do "braço" de logística do grupo Alibaba, e as novidades apareceram nesta semana durante o evento anual da empresa, a Global Smart Logistics Summit, em Hangzhou.

Conheça o 'ônibus do futuro' que trafega sobre carros

BBC Brasil