Topo

Capinha interfere no sinal do celular? Veja o que dizem os especialistas

Capinhas cheias de frufru podem interferir no sinal? - Reprodução/Twitter
Capinhas cheias de frufru podem interferir no sinal? Imagem: Reprodução/Twitter

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/06/2018 04h00

Você está no meio de uma ligação e a conversa é interrompida abruptamente. Ou ainda, o sinal de internet vive oscilando, a ponto de atrapalhar a navegação em determinados momentos. Essas são situações relativamente comuns e, acredite, tem muita gente que jura de pés juntos que a vilã da história tem nome e sobrenome: capinha de celular.

Afinal, por se tratar de algo que envolve o smartphone, é natural que ela dificulte o caminho das ondas que chegam e saem da antena do aparelho em direção às torres de telefonia espalhadas pela sua cidade, não é mesmo?

Para esclarecer o assunto, UOL Tecnologia falou dois especialistas em celulares, o professor Gustavo Fraidenraich, do departamento de comunicação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp, e Junior Gromoski, técnico especialista da rede de assistências técnicas Suporte Smart.

Vilã ou heroína?

Por mais que os celulares de hoje tenham carcaças mais resistentes ou vidros "parrudos", quem quer manter o aparelho em estado de novo geralmente recorre a uma capinha. Há modelos de diversos tipos e materiais, como TPU, silicone, couro, borracha, algodão e até mesmo madeira.

A boa notícia é que esses tipos mais comuns não são nenhuma barreira para a antena do celular receber e emitir sinais. Fraidenraich explica:

De forma geral, essas capinhas são praticamente 'transparentes' em termos de radiofrequência que o celular opera, então elas não afetam em nada o funcionamento do aparelho

Essa situação pode mudar de figura completamente quando se usa capas que têm metal em sua composição.

"Existem acessórios feitos para terem maior resistência e funcionarem como item de segurança para o celular", diz Gromoski. 

Modelos mais resistentes podem usar metal em sua composição, o que pode interferir na recepção e emissão da antena do aparelho

A explicação para isso é que o metal pode tanto causar interferência no caminho das ondas de radiofrequência quanto constituir um bloqueio para elas.

Neste caso, não somente o sinal da rede de telefonia seria afetado, mas também conexão wi-fi com roteadores e Bluetooth.

Segundo Fraidenraich, o metal interfere no que seria a "antena virtual" do aparelho: "A presença de metal pode mudar o formato dessa 'antena virtual', que é um campo eletromagnético para onde a antena 'aponta' para enviar e receber sinais de radiofrequência".

O quanto e como exatamente a presença de metal envolvendo o celular afeta a recepção de sinais, no entanto, é algo difícil de determinar, seja por diferenças na construção de aparelhos ou pelo metal usado na fabricação dessas capinhas. "São cálculos extremamente complexos. Mas é seguro dizer que há interferência", diz Fraidenraich. 

suporte celular - Reprodução - Reprodução
Usa um suporte assim no carro? Atenção!
Imagem: Reprodução

De olho no suporte

Acessórios cada vez mais populares e geralmente utilizado em carros, os suportes magnéticos também podem influenciar na recepção dos smartphones. Em geral, eles exigem que uma placa de metal seja presa à traseira do aparelho ou, ainda, inserida entre a capinha e o celular.

De acordo com Gromoski, há a possibilidade de haver interferência. "Isso varia de acordo com a qualidade do acessório, mas há o risco. O ideal é procurar produtos de marcas conceituadas".

Já Fraidenraich também diz que, diferentemente de capinhas que envolvem o aparelho, um pedaço de metal não deve gerar interferência significativa. "Ao contrário de uma capinha desse material, que envolve o aparelho".

De qualquer maneira, se o que te impede de adotar uma capinha para proteger o seu celular é o medo de que ela afete o funcionamento do aparelho, fique tranquilo: desde que ela não seja feita de metal, pode instalar sem medo.

VEJA TAMBÉM

Capinha anti-impacto funciona?

UOL Notícias

Só Tilt Salva! Dicas para você aproveitar muito seu celular

Confira nossa página