Topo

Assustador! Descobri fotos minhas no Facebook tiradas por quem nem conheço

Facebook mostra fotos que você aparece sem nem conhecer quem postou - Manjunath Kiran/AFP
Facebook mostra fotos que você aparece sem nem conhecer quem postou Imagem: Manjunath Kiran/AFP

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

08/06/2018 04h00

O Facebook anunciou nos últimos tempos uma nova ferramenta: o reconhecimento facial para achar todas as possíveis fotos em que você aparece na rede social. A intenção é que pessoas achem fotos perdidas por aí ou descubram possíveis perfis fakes que estejam usando suas imagens. E o primeiro caso foi exatamente o que aconteceu comigo.

A tecnologia de reconhecimento facial não é exatamente uma novidade no Facebook —quando ele sugere marcações de rostos em uma foto que você postou, é o reconhecimento trabalhando. Mas a inteligência artificial evoluiu recentemente.

Veja também:

E, no fim das contas, o recurso realmente funciona. O susto começou quando recebi uma notificação do Facebook, que afirmava: "X (1 amigo em comum) adicionou 1 foto em que você possivelmente aparece. Vá para Análise de fotos".

Eu fui. E tomei um susto.

Nem conheço quem tirou as fotos

A foto que supostamente me envolvia realmente tinha meu rosto nela. Era um registro de um palco, no dia em que fui jurado de um hackaton. Não me incomodei com a imagem, mas foi assustador ver meu rosto em uma imagem postada por uma pessoa que nem conheço - e, além disso, o Facebook fazendo o papel de "dedo duro" da foto.

Até aí tudo bem. A segunda imagem, contudo, me deixou ainda mais assustado. No início do ano, participei de uma corrida de rua promovida pela Inter de Limeira, que partia do estádio Limeirão. Um dos participantes do evento tirou uma foto do vestiário do time que estava aberto a visitações e postou na rede social.

Análise de fotos no Facebook - Reprodução - Reprodução
Análise de fotos no Facebook
Imagem: Reprodução

E lá estava eu na foto de uma pessoa que eu nunca conheci pessoalmente e com quem tenho quatro amigos em comum.

O recurso pode mostrar, por exemplo, se você aparece no fundo de uma foto tirada por alguém completamente desconhecido em um restaurante, balada, estádio, show ou o que for. Já pensou nisso?

Assusta, mas o recurso pode melhorar

O Facebook te dá algumas opções sobre as imagens que "dedura". Você pode se marcar, avisar à rede social que não é você ou simplesmente ignorar.

Se você se sentir incomodado, basta clicar nos três pontinhos e denunciar, como já faz com outras publicações.

As fotos que aparecem ali naquele espaço dependem muito da privacidade de quem postou a imagem. Por exemplo, as duas em que eu aparecia foram postadas como públicas na rede social.

O recurso pode não funcionar se uma pessoa cria um perfil fake e deixar as imagens limitadas a amigos ou afins.

Aí surge uma questão: o Facebook deveria te avisar sobre isso? Ou respeitar a privacidade que quem postou? Difícil.

Ele previu o infocalipse, agora teme pela democracia

Leia a entrevista

Como ativar a ferramenta

O recurso costuma estar ativado por padrão desde que a ferramenta surgiu. Mas você pode encontrá-lo nas configurações do perfil. Basta ir em "Configurações", depois clicar em "Privacidade" e então entrar em "Analisar todas as suas publicações e os itens em que foi marcado".

Nesta seção da análise da linha do tempo, aparece a opção "análise de fotos"" Clique para ver as fotos em que você aparece mesmo sem marcação.

No celular, é um pouco mais difícil. Procure "Configurações e privacidade", depois "Configurações" e então "Reconhecimento facial".

Teme por sua privacidade? Então, desative

Reconhecimento facial no Facebook - Reprodução - Reprodução
Reconhecimento facial no Facebook
Imagem: Reprodução

É bom lembrar também que o recurso de reconhecimento facial pode incomoda quem busca privacidade - deixar o Facebook saber tudo sobre seu rosto, dado o histórico recente do site, pode não ser uma ideia atrativa.

Para desabilitar o reconhecimento facial, então faça o mesmo caminho acima e entre na parte de "Reconhecimento facial" para desligar a opção.

Você é o produto: cada passo que você dá na web gera rastros e essas informações são usadas para te vigiar e influenciar o seu comportamento

Entenda