Topo

WhatsApp vai avisar quando mensagem for encaminhada, para identificar spam

Getty images
Imagem: Getty images

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

08/06/2018 13h24

WhatsApp é prático para nos manter próximos de amigos e família, mas é um dos lugares preferidos para aplicar golpes virtuais. Fora isso, existe também aquele problema de viver recebendo mensagens de spam dos milhares de grupos que temos.

Mas um teste que o WhatsApp (beta) liberou recentemente pode ajudar a amenizar a enxurrada de correntes com links falsos, fake news e etc.

Veja também

Na atualização da versão beta do WhatsApp para o Android agora existe uma espécie de selo que identifica se a mensagem foi encaminhada.

É importante dizer que o fato de um conteúdo ter sido encaminhado não significa que ele é realmente um spam ou faz parte de um golpe. Mas é um importante sinal de alerta para os usuários.

O UOL Tecnologia testou a novidade na versão de testes e ela funciona com textos com links, fotos e vídeos. Em cima da mensagem aparece a palavra “Encaminhada”.

WhatsApp - atualização da versão beta avisa que mensagem foi encaminhada - Reprodução - Reprodução
Recurso funciona com mensagens com links, fotos e vídeos encaminhados
Imagem: Reprodução

Segundo o WaBetaInfo, que costuma antecipar funcionalidades do WhatsApp, a identificação parece estar funcionando em mensagens enviadas e recebidas desde ontem (7).

Infelizmente, ainda não dá para saber quando a novidade será disponibilizada para todo mundo. Mas quem sabe a disseminação de spans, fake News e golpes virtuais não diminua quando isso estiver funcionado?

Em janeiro deste ano, a empresa começou a testar outro recurso para evitar correntes de spam com um novo formado de notificação.

Ao receber uma mensagem, o usuário conseguiria visualizar um selo dizendo “a mensagem foi compartilhada muitas vezes” como sinal de alerta.