Topo

Não tem paciência nem habilidade para dobrar roupas? Esta máquina resolve

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/06/2018 04h00

Nós já mostramos aqui no UOL Tecnologia uma máquina que passa roupas sozinha e que imediatamente virou nosso sonho de consumo. Faltava só uma coisa: que ela dobrasse automaticamente as roupas passadas.

Dobrar roupas é algo que exige talento: é um verdadeiro origami com tecidos e, caso você não tenha muita prática, há boas chances de ser uma das tarefas mais estressantes que você terá em sua vida adulta. Se você for perfeccionista, então, é certeza que perderá muitos minutos tentando deixar aquela camiseta perfeitamente dobrada.

É aí que entra a FoldiMate. Trata-se de uma máquina capaz de dobrar qualquer tipo de roupa em poucos segundos.

Funciona assim: após lavar e passar as roupas, basta acomodá-las uma a uma na parte superior da máquina e retirá-las, em seguida, na parte inferior.

As roupas são presas em uma espécie de plataforma. Em seguida, o usuário aperta um botão que define o tamanho da roupa e a máquina escolhe o melhor tipo de dobra. 

Veja também

Os fabricantes afirmam que a FoldiMate dobra o equivalente a uma máquina de lavar cheia em menos de quatro minutos.

Isso exclui roupas muito pesadas, como agasalhos, pequenas, como meias e roupas íntimas, ou grandes, como lençóis.

A FoldiMate está em fase de desenvolvimento, mas os criadores estimam que as primeiras unidades serão enviadas aos compradores no final de 2019.

No site do produto, eles afirmam que a intenção é aprimorar a tecnologia e incorporar outras funções ao produto conforme ele for desenvolvido. Uma delas seria a de passar a roupa antes de dobrá-la. Sim, tudo que queremos.

A estimativa é de que a máquina chegue ao mercado custando US$ 980. Por ora, é possível fazer uma reserva do aparelho no site, que pode ser entregue internacionalmente.

Eletrônicos (in)úteis, robôs e mais bugigangas...

Gadgets que queremos