Topo

Brasil já é campeão mundial em uma coisa: uso de aplicativo no celular

Celular é um dos grandes companheiros do brasileiro - Getty Images/iStock
Celular é um dos grandes companheiros do brasileiro Imagem: Getty Images/iStock

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

15/06/2018 17h03

Se a Copa do Mundo ainda está apenas começando, o brasileiro já pode se orgulhar de um título: é o campeão mundial em uso de aplicativo de celular por dia. O estudo foi divulgado pela App Annie, que faz análises mundiais sobre o mercado de aplicativos em dispositivos móveis.

De acordo com a companhia, o brasileiro usa em média 12 aplicativos a cada 24 horas em seu smartphone. Já em termos de downloads, em 2017 o Brasil ficou na quarta colocação com mais de seis bilhões de downloads realizados.

Veja também: 

A previsão da App Annie é que em 2022 o Brasil supere os oito bilhões de downloads, ficando atrás apenas de Estados Unidos, Índia e China. De 2015 pra cá, houve um crescimento de 20% em downloads de aplicativos no Brasil, o que coloca o país como um dos mercados emergentes de mais rápido crescimento no mundo neste setor.

A análise da companhia ainda aponta que o brasileiro tem em média 83 aplicativos em seu celular, dos quais 41 são usados ativamente com três horas diárias de utilização. Não está claro se o número bem alto é de apps instalados ou do que o usuário já baixou alguma vez.

Os dados utilizados pela App Annie são cedidos pelo Google, dono do Android, e pela Apple, que tem o sistema iOS - e suas respectivas lojas de aplicativos. A companhia de análise apenas trata os dados de forma diferenciada para oferecer estudos para empresas.

A App Annie diz não comercializar informações de usuários únicos, fazem o papel apenas de analisar o mercado e tendências.