Topo

O que são as setinhas para cima e para baixo nos comentários do Facebook?

O recurso é conhecido como "downvote" e "upvote" - Reprodução
O recurso é conhecido como 'downvote' e 'upvote' Imagem: Reprodução

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

16/06/2018 09h24

O Facebook começou a liberar no começo do mês uma nova funcionalidade, e ela já chegou aos brasileiros. Trata-se de duas setinhas para cima e para baixa que aparecem ao lado dos comentários.

Eles funcionam como uma espécie de “descurtir” ou "aprovar" comentários na rede social.

Você pode dar tanto um voto positivo (para cima) quanto um voto negativo (para baixa) para outros usuários. Na prática, o recurso funciona de forma muito parecida com outros do tipo na internet.

A rede social não quer que o recurso seja simplesmente tratado como um "descurtir", mas sim como um rankeamento de comentários -- mas, na prática, é o mais próximo que o usuário terá de expressar que não gostou de um comentário. 

Veja também:

Pelos testes do UOL Tecnologia, ele funciona apenas em algumas páginas e comentários públicos em fase de testes.

Você poderá dar votos em comentários no Facebook - Reprodução - Reprodução
Você poderá dar votos em comentários no Facebook
Imagem: Reprodução

Não será possível votar em comentários feitos em publicações de usuários comuns do site, como seus amigos – ele funcionará apenas em páginas.

No futuro, o algoritmo da rede social poderá ordenar os comentários em forma de votos positivos, em vez de colocar os comentários que tiveram mais reações em primeiro lugar.

O recurso já está funcionando tanto na versão desktop quanto mobile da rede social.

Em contato com o UOL Tecnologia, o Facebook disse que a novidade está em fase de testes e não sabe ainda se ela será implementada para todos os usuários. 

É bom deixar claro que as curtidas e outras reações continuam valendo nos comentários – o voto é apenas algo que vai além disso.

Segundo o Facebook, o novo recurso visa oferecer uma discussão pública mais positiva na rede social. Confira o posicionamento da rede social:

"As conversas públicas são um componente importante do Facebook, e as pessoas têm nos dito que elas querem maneiras de escolher quais discussões são construtivas. Estamos fazendo um teste que permite às pessoas classificar os comentários em posts de Páginas públicas com muitos seguidores. Esse recurso permite que as pessoas coloquem mais para cima os comentários que estimulam debates mais produtivos e para baixo aqueles que consideram ofensivos ou desrespeitosos. Isso não afeta as conversas pessoais com amigos".