Topo

Agora quem ligar para emergência de um iPhone vai compartilhar localização

Divulgação
Imagem: Divulgação

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

18/06/2018 11h53

Uma possível dificuldade em um momento de emergência é a equipe responsável conseguir identificar rapidamente a localização da vítima do chamado. O novo sistema operacional do iPhone, o iOS 12, vai trazer um recurso que trará uma vantagem nesse momento de crise.

Com o iOS 12, segundo a Apple anunciou nesta segunda (18), os usuários norte-americanos do iPhone que ligarem para o 911 (número de telefone de emergência geral) poderão compartilhar automaticamente sua localização à equipe de resgate para ajudar a reduzir o tempo de resposta.

VEJA TAMBÉM:

O iOS 12 vai ser enviado para todos os usuários do iPhone e iPad até o final do outono americano (primavera no Hemisfério Sul), incluindo o Brasil —mas essa nova funcionalidade não deve funcionar aqui em um primeiro momento. Por enquanto, só vale nos EUA.

A Apple tem desde 2015 um recurso chamado HELO, sigla em inglês para "local de emergência hibridizado", que já consegue estimar o local da chamada ao 911 pelo iPhone usando dados das torres de telefonia e informações do celular como GPS e pontos de acesso ao wi-fi.

O novo recurso do iOS 12, chamado de Next Generation 911, na verdade é uma parceria com a empresa de tecnologia RapidSOS. O papel dessa empresa é garantir que os dados que saem do HELO são enviados de forma segura para os centros de emergência dos EUA. Tudo com programas "confiáveis pelos protocolos padrão da indústria", promete a Apple.

Segundo a empresa, cerca de 80% das chamadas do 911 vêm de celulares, mas "a infraestrutura desatualizada e da era fixa dificulta que os centros de emergência obtenham com rapidez e precisão a localização de uma chamada móvel".

De acordo com o foco da Apple na privacidade, os dados do usuário não podem ser usados ??para qualquer finalidade que não seja de emergência e somente o centro de atendimento 911 terá acesso ao local do usuário durante uma chamada de emergência.

É uma medida que pode levar a mais discussão sobre o quanto estamos dispostos a abrir mão de nossos dados em prol de melhores serviços. Conta a favor da Apple, pelo menos até aqui, que ela tem sido uma das gigantes de tec com maior rigor com a privacidade de seus usuários.

Confira as novidades mais legais do novo iOS da Apple

UOL Notícias