Topo

Esta máquina promete transformar sua câmera velha em uma "Polaroid"

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/06/2018 04h00

É bastante provável que, em algum canto da sua casa, você tenha uma antiga máquina fotográfica que utiliza rolos de filmes. Ainda que elas encontrem espaço entre entusiastas de fotografia, para o público geral essas câmeras caíram em desuso, inicialmente substituídas por modelos digitais e, posteriormente, por celulares capazes de tirar fotos tão boas quanto câmeras profissionais.

Se depender de uma empresa alemã chamada Ninm Lab, haverá motivos para resgatar e tirar o pó de uma dessas relíquias. Isso graças ao Instant Magny 35, um aparelho criado para transformar câmeras antigas em um modelo capaz de imprimir fotos instantâneas.

O Instant Magny 35 está em fase de financiamento coletivo pela plataforma Kickstarter, mas já superou os US$ 50.971 da meta inicial.

A expectativa é que as primeiras unidades sejam enviadas aos compradores em dezembro deste ano. 

Instant Magny 35: acessório transforma sua câmera de filme numa Polaroid - Reprodução - Reprodução
Instant Magny 35: acessório transforma sua câmera de filme numa Polaroid
Imagem: Reprodução

Como funciona?

A ideia por trás do Instant Magny 35 é captar a imagem diretamente das lentes da câmera e imprimi-la em um filme típico de máquinas de foto instantânea.

Para isso, o aparelho é encaixado onde ficaria armazenado o rolo de filme, sendo que a única alteração necessária na câmera é a remoção da tampa desse compartimento.

Uma vez instalado, o Instant Magny 35 se assemelha a um tripé. Ele possui três partes principais, uma com uma lente de aumento, um compartimento cônico com mais lentes e uma unidade que armazena e ejeta os filmes instantâneos.

Os criadores do aparelho afirmam que ele não faz qualquer mudança nas fotos tiradas, garantindo que as imagens sejam produzidas utilizando as características originais de cada modelo de câmera.

O toque de modernidade fica por conta da base do Instant Magny 35, que é alimentada por pilhas AAA e conta com um led que indica quantas fotos ainda podem ser tiradas. E por ser construído em alumínio, o acessório é leve.

Há uma limitação, porém: ele não funciona com qualquer modelo de câmera. O Instant Magny 35 é compatível com uma série de modelos de câmera de cinco fabricantes: Nikon, Leica, Olympus, Canon e Pentax. A lista completa pode ser vista na página do Kickstarter do produto.

Caso você esteja interessado em ter uma unidade do produto, uma boa notícia: a Ninm Lab faz entregas para todo o mundo. Até o dia 16 de julho é possível encomendar uma unidade do Instant Magny 35 por US$ 99. 

Eletrônicos (in)úteis, robôs e mais bugigangas...

Gadgets que queremos