Topo

Função do novo iOS 12 surpreendeu até CEO da Apple e pode te chocar

Apple mostrará tempo gasto pelo usuário no celular - Divulgação
Apple mostrará tempo gasto pelo usuário no celular Imagem: Divulgação

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

19/06/2018 12h05

Uma nova função do sistema iOS 12, que deve ser lançado no segundo semestre deste ano, tem surpreendido até o executivo-chefe da Apple, Tim Cook. O recurso mostrará ao usuário quanto tempo ele gasta no smartphone e tem tudo para chocar muita gente.

A funcionalidade faz parte da nova linha que muitas companhias têm adotado: o bem-estar digital. O Android, em sua prévia do próximo sistema operacional, também anunciou algo parecido com o que a Apple mostrou poucas semanas depois.

Veja também: 

No caso da Apple, o recurso estará dentro das configurações do smartphone. Chamado em inglês de "Screen Time" (tempo de tela), será um contador exato de quanto tempo cada usuário gasta no smartphone – e será possível ver, aplicativo por aplicativo, qual está mais tomando seu tempo

Será possível ver tempo gasto em cada app - Divulgação - Divulgação
Será possível ver tempo gasto em cada app
Imagem: Divulgação

Até mesmo Tim Cook ficou surpreso com a ferramenta:

"Eu tenho usado isso e tenho que te falar: eu pensava que eu era bem disciplinado com isso (tempo no smartphone), mas estava errado. Quando comecei a receber os dados, percebi que estava passando muito mais tempo do que eu deveria”, apontou o executivo, em uma entrevista à CNN. 

Segundo o Business Insider, engenheiros e desenvolvedores que já estão testando o recurso na versão beta do novo sistema operacional também estão ficando surpresos com os dados que descobrem sobre o “vício” em smartphones.

No novo iPhone, o usuário poderá tomar atitudes para diminuir esse vício - entre elas, limitar notificações, selecionar um horário para o não perturbe funcionar de forma mais avançada durante a noite, restringir tempo de uso por aplicativo, aplicar um bloqueio a todos os apps (exceção a chamadas e SMS) e mais.

Também percebi que o número de notificações que recebia não fazia mais sentido. As notificações começaram como algo para te avisar de que uma coisa muito importante estava acontecendo e agora parece que tudo é importante

Tim Cook

Ruim para os negócios?

Você pode até pensar: mas por que a Apple lançaria um recurso que poderia fazer as pessoas diminuírem o uso dos seus dispositivos – e, consequentemente, prejudicar os seus negócios? Aparentemente, a companhia não está preocupada com isso.

"Nós nunca focamos no uso como um parâmetro-chave. Nós queremos que as pessoas fiquem incrivelmente satisfeitas e empoderadas pelos nossos dispositivos. Mas nós nunca quisemos que as pessoas passassem muito tempo, ou todo seu tempo, neles. É uma coisa pessoal sobre o quanto desse tempo é muito", opinou Cook.

Cada vez mais as empresas têm se preocupado com o uso das tecnologias por usuários, à medida que mais estudos apontam o quanto a sociedade tem se transformado por causa de dispositivos. Além de Apple e Google, o Facebook recentemente passou a dizer que está fazendo transformações para que o usuário tenha “bem-estar” no tempo que está usando a rede social.

Confira as novidades mais legais do novo iOS da Apple

UOL Notícias