Topo

O mais poderoso celular da Samsung vem aí: o que esperar do Galaxy Note 9

Esta é a renderização mais provável de como será o novo Galaxy Note 9 - Reprodução
Esta é a renderização mais provável de como será o novo Galaxy Note 9 Imagem: Reprodução

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

25/06/2018 04h00Atualizada em 25/06/2018 12h10

Estamos ficando cada vez mais próximos do lançamento do celular mais poderoso da história da Samsung: o Galaxy Note 9. E o sucessor do Note 8 deverá manter seu visual exagerado em todos os sentidos - do tamanho enorme a uma suposta nova bateria bem potente (que a Samsung espera que não exploda desta vez, claro).

O novo modelo, se seguir a tendência do ano passado, deverá ser anunciado pela Samsung em agosto, poucas semanas antes do anúncio dos novos iPhones pela Apple – a maçã costuma fazer seus lançamentos em setembro.

Veja também: 

Provavelmente o Galaxy Note 9 deverá manter todas as características que fizeram o modelo do ano passado estar entre os melhores testados pelo UOL Tecnologia, melhorando algumas características. Se liga abaixo no que podemos esperar do futuro smartphone:

Bateria potente?

Parece que a Samsung vai voltar a apostar pesado em uma bateria na linha Note. É bom lembrar que o Note 7 foi um fiasco por possuir uma bateria explosiva – os executivos da companhia devem odiar serem lembrados disso até hoje por alertas em aviões.

Já o Note 8 optou por uma bateria menos potente e mais segura, com 3.300 mAh e que tinha uma autonomia apenas razoável.

Agora, segundo o usuário do Twitter Ice Universe, conhecido por vazamentos certeiros, o novo aparelho da companhia terá uma bateria de respeito: 4.000 mAh, que podem garantir uma grande autonomia ao smartphone. Outros rumores, citados pelo Phone Arena, apontam para uma bateria de 3.850 mAh. Já o site Slash Gear diz que a bateria terá os mesmos 3.300 mAh do ano passado. Resta aguardar.

O site GalaxyClub, por sua vez, aponta que o Note 9 contará com um carregamento ultrarrápido que possibilitaria uma carga completa em muito menos tempo – o vazamento foi obtido a partir de um novo registro no FCC, órgão norte-americano similar à Anatel.

E o design?

Para ter todo esse suposto poder na bateria, o Galaxy Note 9 pode ter que sacrificar um pouco o design. A Samsung ainda não se decidiu se vai colocar as câmeras duplas da traseira na vertical ou horizontal, mas pode ter que recorrer a essa primeira opção por causa do incremento da bateria.

As câmeras da traseira na horizontal repetiriam o visual do Galaxy Note 8, com uma diferença: o sensor de digitais ficaria logo abaixo delas, não ao lado. No último S9+, a câmera dupla está disposta na vertical. Tem quem arrisque que o celular terá um sensor de digitais dentro da tela, mas isso seria uma grande surpresa.

Novo Galaxy Note 9 pode ter essa aparência com tela bem infinita, mas não é provável - Reprodução - Reprodução
Novo Galaxy Note 9 pode ter essa aparência com tela bem infinita, mas não é provável
Imagem: Reprodução

De resto, o design deve ser praticamente o mesmo de todos os últimos celulares tops de linha da Samsung: tela infinita, com um pouco menos de bordas, e corpo de metal. O site The Investor diz que o aparelho ainda terá uma tela levemente maior por causa das bordas menores: passará de 6,32 polegadas para 6,38.

Há um rumor de que a tela possa até ser 4K, mas é provável que tenha a mesma resolução do ano passado: 2.960 x 1.440 pixels. É ainda esperado que o Note 9 mantenha a entrada para fone de ouvido – a Samsung vem sendo a resistência da indústria neste sentido.

Haja armazenamento

Segundo o Ice Universe e outros vazamentos, o celular da Samsung contará com a possibilidade de até 512 GB de armazenamento interno e até 8 GB de RAM. Esses dois números podem colocar o smartphone entre os mais poderosos do mundo, mas, caso sejam confirmados, podem não aparecer em todos os mercados – é possível que existam configurações diferentes dependendo do país.

O processador do smartphone também dependerá do mercado, variando entre o Snapdragon 845 e o Exynos 9810.

Entrada de fone de ouvido será mantida no Note 9, como mostra a renderização - Reprodução - Reprodução
Entrada de fone de ouvido será mantida no Note 9, como mostra a renderização
Imagem: Reprodução

Já as câmeras do dispositivo devem ser duplas na traseira (com a possibilidade de fazer fotos com o fundo desfocado) e simples na frontal. É esperado que o Note 9 tenha abertura variável, que foi introduzida pela Samsung no Galaxy S9, assim como o Emoji AR.

O novo smartphone com certeza chegará com o Android Oreo e com a caneta S Pen da Samsung.

Quando vai ser lançado?

Os rumores principais apontam que o Note 9 deve ser lançado em uma data anterior à do Note 8, que foi apresentado ao mundo em 23 de agosto. A intenção da empresa sul-coreana é disponibilizar os aparelhos nas prateleiras do exterior antes mesmo que o novo iPhone seja anunciado pela Apple.

Algumas informações, dadas pelo The Investor, apontavam que a Samsung poderia fazer o lançamento dele em julho, mas isso já é pouco provável.

Mais recentemente, ganhou força uma reportagem da Bloomberg cravando que o Note 9 seria apresentado em 9 de agosto, em um evento em Nova York – o mesmo rumor diz que ele seria colocado à venda no fim de agosto. Já o usuário do Twitter Ice Universe diz que o Note 9 será lançado dia 2 ou 9 de agosto.

O preço do novo aparelho não deve ser nada animador: o Note 8 já bateu o recorde ao ser lançado por US$ 930 nos Estados Unidos e o próximo celular muito provavelmente não será mais barato do que isso.