Topo

Perigo: apps expõem milhões de senhas e informações bancárias de usuários

Aplicativos deixaram dados de usuários expostos - Getty Images
Aplicativos deixaram dados de usuários expostos Imagem: Getty Images

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

29/06/2018 15h10

Um estudo feito por pesquisadores da Appthority, empresa de segurança mobile, apontou que milhões de senhas, localizações e informações financeiras de usuários foram expostas por inúmeros aplicativos. A pesquisa escaneou uma infinidade de apps que usamos em nossos smartphones e encontrou as vulnerabilidades tanto no sistema Android quanto no iOS.

Foram analisados pela Appthority 2 7 milhões de apps. Os que contavam com dados de usuários expostos tinham serviços hospedados na Firebase, uma popular plataforma na nuvem que foi adquirida pelo Google em 2014.

Veja também: 

Dos milhões de aplicativos checados, os pesquisadores encontraram 27.227 aplicativos Android e 1.275 apps do sistema iOS hospedando dados dos seus usuários na Firebase. Deste número, 3.046 aplicativos tinham os dados de usuários expostos para literalmente qualquer pessoa ver – 2.446 do Android e 600 do iOS.

Não são poucas as informações que estão abertas na plataforma. Foram achados pelos pesquisadores 2,6 milhões de logins e senhas de usuários, 25 milhões de localizações de GPS e 50 mil registros de transações financeiras dentro do aplicativo. Existem até quatro milhões de informações protegidas de saúde, como conversas privadas e prescrições médicas.

A pesquisa aponta ainda que os dados pessoais expostos não são protegidos por firewalls ou sistemas de autenticação. Para ter acesso à base de dados vulnerável, o hacker teria apenas que digitar um comando no fim do nome do aplicativo hospedado na Firebase.

No total, a vulnerabilidade envolve mais de 100 milhões de informações de usuários, em um total de 113 GB de dados expostos. Os aplicativos do Android afetados são bem populares: foram baixados mais de 620 milhões de vezes na loja do Google.

A empresa não revelou o nome dos aplicativos envolvidos, mas afirmou que são apps de várias categorias, entre elas mensagem, finanças, saúde e viagem. Os aplicativos são de várias partes do mundo. 

Os pesquisadores afirmaram que avisaram o Google antes de divulgar o estudo. Eles ainda forneceram à empresa uma lista completa de aplicativos inseguros, além de entrarem em contato com os próprios apps.