Topo

IGTV: o que é e como usar o novo formato de vídeos verticais do Instagram

Divulgação/Instagram
Imagem: Divulgação/Instagram

Do UOL, em São Paulo

06/07/2018 04h00

Você reparou que o Instagram agora possui canais e aceita vídeos bem maiores? Eles ficam numa área separada, chamada IGTV, que você pode acessar clicando no botão laranja no canto superior direito do seu app do Instagram (ou baixando um app separado, para iOS ou Android).

É uma mudança gigantesca para a rede social que começou permitindo vídeos de no máximo 15 segundos. A grande revolução, no entanto, está no formato. Para quem está acostumado com os Stories, não parece ser grande coisa. Mas, ao adotar o vídeo longo na vertical, o Instagram está apostando que este será o novo jeito default de filmarmos. A intenção é fazer você trocar a TV (e o YouTube) pela rede social.

A gente sempre sentiu que tinha uma coisa errada, que era um formato antigo que foi colocado no celular

Mike Krieger, brasileiro cofundador do Instagram

Com a ascensão de aplicativos como Snapchat e Instagram, milhões de fotos e vídeos passaram a ser gravados na vertical. Daí a necessidade de a plataforma abraçar com mais seriedade o formato.

VEJA TAMBÉM

O Instagram já alcançou 1 bilhão de usuários, então está em posição de ditar novos hábitos. 

"Hoje ainda vemos vídeos no formato da TV. Isso faz a gente ter que virar o celular, não faz sentido. É a época do vídeo avançar e evoluir. Nós reimaginamos vídeos no celular e queremos dividir com vocês. Isso transforma os vídeos dos criadores”, disse Kevin Systrom, cofundador do app. 

Botão IGTV - Reprodução - Reprodução
Ícone de televisão com raio aparece ao lado do ícone de mensagens inbox
Imagem: Reprodução

"Acho que nessa fase a gente vai filmar tudo em dois formatos ao mesmo tempo, editar direitinho depois. É uma coisa que nos surpreendeu quando a gente começou a testar o vídeo é que muitos vídeos filmados para widescreen podem ser reformatados sem perder muito para vertical", completou Krieger.

O YouTube possui 1,8 bilhão de usuários mensais ativos e conta com um modelo de negócio bem definido – e extremamente bem-sucedido. A Netflix também está consolidada e produz seu próprio conteúdo na horizontal. Mas, o primeiro passo em direção a um novo momento foi dado.

Entenda como funciona

Para começar a se familiarizar, clique no botão que tem um ícone de televisão com raio --ele aparece ao lado do ícone de mensagens inbox do Instagram.

O IGTV possui quatro abas principais:

  • "Para você (For You)", com sugestões que levam em conta o que você curte e contas que segue;
  • "Seguindo" (Following), com o conteúdo dos canais que a pessoa segue;
  • "Populares" (Popular), que traz conteúdo em alta entre todos os usuários;
  • "Continuar assistindo" (Continue Watching), que apresenta o histórico de visualizações

Os vídeos aparecem separados em cards. E, na base do vídeo, sempre aparece uma lupa para pesquisa, que permite busca por palavras-chave.

Para começar a postar, clique na sua foto de perfil e depois no botão +.

Todos os seus vídeos salvos no celular que tenham mais de 15 segundo e menos de 10 minutos vão aparecer.

Escolha um e divirta-se.

Lembrando que o usuário não pode publicar conteúdo violento, de nudez, discriminatório ou de ódio.

Cada usuário vai ter seu próprio canal, algo similar ao YouTube, onde os vídeos ficam armazenados. Até o momento, o Instagram só permite postagens pelo celular, mas isso deve mudar. Essa é uma das grandes diferenças do IGTV, onde será possível subir um vídeo por meio do desktop e clipes vão ganhar um link único.

Usar TV digital no celular é simples; veja os recursos

UOL Notícias